Gruta de Nossa Senhora Aparecida

O Santuário do Bom Jesus da Lapa tem em cada pequeno espaço, uma história. São vários lugares a conhecer, várias histórias a serem conhecidas, como a do Padre Francisco de Mendonça Mar e o começo do santuário, as imagens dos apóstolos, feitas em bronze e as grutas – as tantas espalhadas pelo santuário, as quais levam os nomes de santos e santas da igreja católica, que foram homenageados ao terem seus nomes colocados nas grutas. Agora você conhecerá um pouco mais a Gruta de Nossa Senhora Aparecida.

Gruta de Nossa Senhora Aparecida

Cada gruta do Santuário guarda o seu mistério e a fé de cada um que passa por lá – quantas orações, pedidos e agradecimentos, de pessoas de todo o mundo, as grutas guardam? Isso porque o lugar abriga representações simbólicas – as imagens e a referência – de quem traz alento e conforto a quem necessita: os santos.

A Gruta de Nossa Senhora Aparecida

Ao entrar na Gruta do Bom Jesus, do lado esquerdo encontra-se a pia batismal, pois é nela onde são realizados os batismos, e atrás se encontra um cantinho charmoso no Santuário do Bom Jesus: a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, conhecida também como a cova da serpente. A imagem que se tem nesta gruta é a réplica da imagem da Nossa Senhora Aparecida que se encontra na cidade Aparecida.

A Gruta também recebe o nome Cova da Serpente porque Francisco de Mendonça Mar, quando descobriu a gruta, trouxe consigo não só a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade, como também trouxe uma onça e uma jiboia feridos que encontrou no caminho. Ali morreu a serpente depois de muitos anos.

Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa
Entrada para a Gruta de Nossa Senhora Aparecida

História de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é uma das santas que mais tem devotos no país, e tem uma bela história. A sua imagem foi encontrada por três pescadores, nas águas do Rio Paraíba, em 1717. Primeiro eles encontraram seu corpo e depois, sua cabeça. Os três pescadores foram os primeiros a testemunhar um milagre da santa – eles que até então não tinham pescado nada, conseguiram uma enorme quantidade de peixes.

Gruta de Nossa Senhora no Santuário do Bom Jesus da Lapa

No ano de 1904, a imagem da santa recebeu o manto azul, com o qual a conhecemos, até então seus mantos era carmim e brancos. Em 21 de maio de 1930, é proclamada “Padroeira do Brasil”, pelo Papa Pio XI, e sua data é fixada em 7 de setembro e em 1953 a data é alterada para 12 de outubro, que é até os dias atuais. Nossa Senhora Aparecida tem um simbolismo muito especial, pois surgiu como a primeira santa negra, em um lugar onde reinava a escravidão e época.

Estando em Bom Jesus da Lapa, não deixe de conhecer a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, nossa querida e abençoada padroeira.

Continue lendo sobre o Santuário e suas grutas

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.