Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Entre as principais romarias de Bom Jesus da Lapa está a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, que em 15 de setembro reúne milhares de romeiros. A cidade localizada no oeste baiano, Bom Jesus da Lapa é uma das rotas do turismo religioso no Brasil.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade reúne milhares de pessoas
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade reúne milhares de pessoas

É em Bom Jesus da Lapa que se localiza um dos santuários mais visitados anualmente por turistas, fiéis e romeiros: o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Verdadeira Meca dos sertões, Bom Jesus da Lapa é terra de oração: tudo na cidade passa pela fé e por isso ela atrai milhares de romeiros todos os anos.

O Santuário de Bom Jesus tem tradição cristológica, ou seja, nele predomina o culto a Jesus Cristo, mas lá também se encontra a devoção mariana, que se fortalece com a realização da Romaria de Nossa Senhora da Soledade.

Ao final desta matéria você encontra várias fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade.


Romaria da Soledade 2021

De acordo com fontes seguras, a Romaria da Soledade de 2021 acontecerá de forma semelhante à romaria do Bom Jesus, ou seja, virtual. Porém, no que se refere às visitações, será mais flexível, com mais coisas liberadas.

A grande dúvida ainda é sobre a procissão, mas ao que tudo indica o andor percorrerá as ruas da cidade no carro, sem a tradicional presença dos fiéis em seu entorno.

É o que temos de informações sobre a Romaria de Nossa Senhora da Soledade em 2021.

BANNER CHIQUINHO 900X600

Devoção Mariana tem forte presença no Santuário de Bom Jesus da Lapa

A devoção à Nossa Senhora da Soledade fazia parte da vida religiosa do fundador daquele Santuário, Francisco de Mendonça Mar. Acredita-se que esta devoção de Francisco nasceu de sua experiência em Portugal, onde o culto a Nossa Senhora das Dores, chamada também de Soledade, estava intimamente ligada à da Paixão do Bom Jesus.

Contam os historiadores que Francisco, o Monge, foi chamado pelo arcebispo para ir a Salvador e, após uma preparação, em 1706, ordenou-o sacerdote e o nomeou Capelão do “Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade”. Então, em homenagem à Mãe das Dores, o Monge da gruta passou a se chamar Padre Francisco da Soledade.

Segundo a “Resenha Histórica” de Monsenhor Turíbio, Francisco de Mendonça Mar veio “àquele prodigioso sítio da Lapa trazendo em mãos uma lâmina, tão pequena como a palma de uma mão, de Nossa Senhora da Soledade”.

Ele a colocou na gruta junto à imagem do Senhor crucificado e a partir daquele momento começou a desenvolver-se, aos poucos, aquela Romaria.

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Encontro com Deus

Monsenhor Turíbio ao concluir a segunda parte da Resenha, que trata especificamente da vida e da história do Monge, escreve, com gratidão: “Curvemos a fronte diante deste herói e benfeitor da humanidade e exclamemos jubilosos: […] Glória ao Pe. Francisco da Soledade, fundador e organizador do Santuário que se dedicou ao culto do Bom Jesus e da Virgem da Soledade, verdadeiros sol e estrela d´alva no firmamento do Catolicismo.”

Assim, com as imagens de Jesus crucificado e de Nossa Senhora da Soledade, Francisco começou a prestar assistência aos doentes e necessitados. Com o tempo, os garimpeiros que passavam perto do local iam percebendo a luminosidade das velas acendidas pelo português.

E, mais de 300 anos depois, Bom Jesus da Lapa continua recebendo visitantes em romaria, em um grande penhasco às margens do Rio São Francisco: uma enorme gruta de formação imponente, de aproximadamente 90 metros de altura e 2 mil metros de diâmetro.

Romarias de Bom Jesus da Lapa
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade é a segunda maior romaria da Lapa

É lá, naquele espaço de capricho da natureza, envolvido pela simples vegetação da caatinga nordestina, que símbolos da fé ganham destaque: água, vela, fitinhas, terço, crucifixo, entre outros, perfazem o rico conjunto simbólico que enfatiza a atmosfera de reflexão e prece proporcionada pelo lugar.

Nesse encontro de si mesmos com Cristo e com a santa, todos buscam uma maior aproximação com Deus.

A bem-aventurada

Ainda em sua “Resenha Histórica”, Monsenhor Turíbio endossa que a piedade popular, ligada à Mãe da Soledade, segue viva e pulsante com a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, reforçando as proféticas palavras da Mãe de Jesus, ditas por ela na casa de Zacarias e Isabel: “Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1,48-49)”.

Nesse contexto, assim como se comemora o dia do filho, ‘nosso Bom Jesus’, também se comemora o dia de sua mãe, Nossa Senhora da Soledade. A celebração dura sete dias (por isso ela é chamada de “Setenário”), com missas pela manhã e à noite, culminando com uma grande procissão que lota as ruas da cidade.

Os fiéis participam da Romaria de Nossa Senhora da Soledade principalmente para agradecer as graças conquistadas ou para pedir bênçãos, por meio da intercessão dela.

Nossa Senhora da Soledade Romaria Procissão
A piedade popular, ligada à Mãe da Soledade, segue viva e pulsante com a Romaria de Nossa Senhora da Soledade

A devoção à santa se origina no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Por essa passagem bíblica tão dolorosa e cheia de significado, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da “Soledade” – palavra que significa saudade, tristeza, solidão.

Ela nos passa uma forte mensagem e lição de vida: que assim como ela conseguiu passar por tudo, ao ver seu filho ser maltratado e morrer na cruz, nós podemos também, ser fortes e passar por nossas provações.

Esse um motivo mais do que plausível e suficiente para que se participe da semana de celebração e da Romaria de Nossa Senhora da Soledade – para agradecer pelos momentos em que conseguimos ser fortes e também para pedir que consigamos suportar as nossas dores e todos os obstáculos pelos quais teremos que passar.

Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias e Nossa Senhora do Pranto, entre outros.

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Curiosidades sobre a estátua de Nossa Senhora da Soledade do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Conta-se que a primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade levada pelo Monge Francisco para a gruta queimou por completo em um incêndio.

A imagem atual, que está em um nicho de vidro, é esculpida em madeira e tem 1m 60 de altura. Ela também foi queimada em 1971, acredita-se que por velas deixadas acesas.

Romaria de Nossa Senhora da Soledade
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade com a imagem atual da Soledade

No entanto, a imagem foi salva, parcialmente carbonizada e sem os olhos, e dessa forma, participou da procissão no ano seguinte, em 1972, durante a Festa de Nossa Senhora da Soledade.

Mas, em 1973, uma escultora de Salvador, a Sra. Bernardina Braga, a restaurou. Após 10 dias de trabalho, a imagem estava como nova.

As romarias e sua história

Originárias de Portugal, as romarias foram introduzidas no Brasil pelos portugueses à época da colonização, tendo por finalidade exprimir a fé do povo e reverenciar o santo cultuado.

Naquele tempo, tinha- se como prática o ato de pedir uma graça fazendo uma promessa ao santo. Quando a promessa era atendida, o devoto ia até o santo para agradecer o benefício recebido. Ou seja, isso se configurava como um pacto celebrado entre eles.

Perdurando até os dias atuais, as romarias mantêm uma tradição. Os principais santuários de peregrinação religiosa em nosso País datam de longos períodos, desde a colonização.

Sobre a Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Com esse forte apelo religioso, Bom Jesus da Lapa tem a cada ano muitas celebrações religiosas com procissões, romarias e todo o tipo de demonstrações de fé, por moradores e todos que chegam até a cidade baiana.

Há muita tradição nas festas religiosas da Lapa, afinal há mais de três séculos que as romarias acontecem.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade acontece no último dia da festa, que tem a duração de 7 dias – acontecendo sempre de 8 a 15 de setembro. Durante os festejos, acontecem várias celebrações e missas, todos os dias, sempre às 6h30 e 19h30.

 A Romaria de Nossa Senhora da Soledade acontece no último dia da festa, em 15 de setembro.
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade acontece no último dia da festa, em 15 de setembro.

E como já dissemos, no último dia, que é muito esperado, acontece a Procissão da Nossa Senhora da Soledade.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos.

Um pouco de esperança

Para quem tem fé, o simples fato de buscar um lugar sagrado contribui para abrir novos horizontes e percepções de vida, frente a tantas dificuldades que fazem parte da lida cotidiana.

Nesse sentido, ir ao encontro do santo, ter um momento de pausa e prece, abre possibilidades, renova a esperança.

Essas práticas devocionais também ganham novo significado quando se trata da interação e convivência de diversos grupos de pessoas, que enriquecem seu tempo entre as mais variadas atividades proporcionadas pelo lugar.

E, almejando paz, curas e pagamento de promessas, os romeiros transformam o município em um dos maiores canteiros religiosos do Brasil, tornando célebre esta cidade localizada no alto sertão baiano.

Como nas outras romarias em Bom Jesus da Lapa, a Romaria de Nossa Senhora da Soledade é um fenômeno religioso que conta com um considerável contingente de fiéis.

Ela tem um alcance espacial ilimitado no território brasileiro, ganhando contornos até mesmo mundiais, pois os romeiros vêm de toda parte: de vários municípios baianos e também de outros estados do País, além do evento receber um grande fluxo de estrangeiros.

Outro aspecto das romarias de Bom Jesus da Lapa é que elas vêm ganhando cada vez mais atenção de estudiosos e historiadores, sendo tema de numerosas monografias, mestrados e doutorados em universidades públicas e privadas.

Vídeo Procissão da Nossa Senhora da Soledade

5 minutos de vídeo da Procissão da Nossa Senhora da Soledade, com imagens aéreas capturadas pelo Drone do Foto Estrela Produções.

YouTube video

Fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir belíssimas fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade, de autoria de Harlen Cristian, todas em Full HD.

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa, clique no botão abaixo:


Agradecimento especial ao Foto Estrela Produções por ter cedido parte do vídeo que integra o DVD, sendo que desse vídeo extraímos as fotos aéreas, presentes no início desta matéria.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.