Festa de Nossa Senhora da Conceição

Bom Jesus da Lapa, cidade conhecida como a capital baiana da fé, recebe milhares de romeiros para uma grande festa religiosa, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 08 de dezembro e tem seu ponto culminante com a grande procissão que enche as ruas da cidade.

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2015
Foto: Uelder Negrão / Acervo do Santuário

Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é comemorada há mais de 100 anos. Foi celebrada pela primeira vez, em 1915,  quando famílias tradicionais da cidade levaram seu testemunho de fé e de fidelidade à santa.

Em 2015 o tema central da festa foi “Com a Virgem Maria está toda a plenitude de graças”.

O tema foi baseado no ofício que é um patrimônio de fé do povo brasileiro à virgem Maria, mãe de Deus e é permeado por temas transversais que englobam mensagens e ações de fé, levando alegria e esperança às pessoas que participam da festa.

A festa é celebrada no tempo litúrgico do advento Natal, quando é tempo de lembrar da escolhida por Deus para ser a mãe do filho de seu filho.

Esse advento é a preparação para a Festa de Nossa Senhora da Conceição em Bom Jesus da Lapa, que tem uma forte devoção à santa.

Santa Missa e Bênção do Altar da Soledade

Na manhã do dia 08 acontece a Santa Missa e também a bênção do Altar da Soledade, totalmente reformado e ainda mais bonito.

Santa Missa e Bênção do Altar da Soledade Bom Jesus da Lapa
Foto: Celebração da Missa de Nossa Senhora da Conceição. Por: Uelder Negrão / Acervo do Santuário

Nossa Senhora da Conceição – Bíblia e Tradição

A Imaculada Conceição da Virgem Maria é declarada pelo dogma fundamentado na Bíblia: Maria recebeu uma saudação celestial, quando o Anjo Gabriel veio anunciar que ela seria a Mãe do Salvador. Nessa ocasião, o Anjo Gabriel saudou como cheia de graça.

O papa Pio IX foi quem proclamou o dogma da Imaculada Conceição, recorrendo principalmente à afirmação de Gênesis (3, 15), onde Deus diz: Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.

Procissão de Nossa Senhora da Conceição em Bom Jesus da Lapa
Procissão de Nossa Senhora da Conceição em Bom Jesus da Lapa

Todas as fotos que compõem esta matéria são de autoria de Uelder Negrão / Acervo do Santuário

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.