Iniciou na última terça-feira, 28/07/2015 a 324ª Romaria de Bom Jesus da Lapa, a aproximadamente 800 km de Salvador, com o conceito: “Bom Jesus, consagrado pelo Pai para servir ao reino”. Foi a 1ª noite da novena de preparação que irá terminar em 5 de agosto, dia que antecederá a festa principal do santuário de pedra, que recebe peregrinos de todo as partes do país.

A expectativa dos organizadores é que até a data de 06/08, com um grande número de missas e também procissão, aproximadamente 400.000 pessoas compareçam ao santuário no oeste da Bahia, que acolhe durante todo o ano uma média de 1,8 milhões de peregrinos.

Este fato torna o município o 3º mais movimentado ponto atrativo para o turismo religioso em toda nação, ficando atrás apenas de Juazeiro (Ceará) assim como Aparecida (SP).

324ª Romaria de Bom Jesus da Lapa: O Histórico

O morro de pedra de calcário bem como suas grutas foram encontrados em 1691 por Francisco de Mendonça Mar oriundo de Portugal, que havia deixado a pé a cidade de Salvador, pelo interior, com uma imagem de Jesus crucificado e ainda outra de Nossa Senhora da Soledade, com base nos arquivos previamente documentados no local.

Posicionado na margem do Rio São Francisco, o lugar foi utilizado na forma de habitação para o Português, que alojava viajantes nas grutas, que desde aquele momento se tornaram um referencial para os cristãos que viviam na região do vale do Rio São Francisco, que fica as margens da cidade.

Com a introdução de novos residentes, o município, que tem atualmente o turismo religioso como um dos pontos mais fortes de seu sistema econômico, recebeu nos arredores do monte algumas outras fontes de renda que são os empreendimentos comerciais, a fruticultura da fronteira irrigada do Formoso bem como a agricultura proveniente das fazendas familiares.

“Para o ano de 2015, uma das novidades que os romeiros irão ter é uma modificação no ambiente com vista para o santuário”, – declarou a atual Secretária Municipal de Turismo, Betânia Bastos.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.