Todos sabemos o quão importante é a parte elétrica de nossa residência ou local de trabalho, mas mesmo assim, na hora de construir ou de reformar, com o intuito de economizar dinheiro ou de acabar rapidamente a obra, as pessoas acabam optando pelo mais barato ou mesmo pelo que fará que a obra seja finalizada rapidamente e isso, na maioria dos casos, faz com que muita coisa seja feita de qualquer jeito, erros grosseiros, que podem custar caro, pois comprometem o acabamento, a estrutura e mesmo a segurança do imóvel.

Para que você não caia nessa cilada, a Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa selecionou 5 dos erros mais comuns cometidos em instalações elétricas, quando feitas sem um bom projeto elétrico.

5 erros mais comuns em instalações elétricas

As instalações elétricas devem ser projetadas e planejadas por profissionais habilitados

Tentar economizar optando por materiais que não tenham as especificações pedidas pelo profissional

Quando se está reformando ou construindo, o profissional responsável pelas instalações elétricas irá solicitar os materiais necessários à obra e isso significa que você deve comprar exatamente as especificações que ele pediu – certo? Nem sempre, porque com a intenção de economizar, muitas vezes e pessoa compra material errado ou não certificado. A dica aqui é: se precisa economizar, opte pelas tomadas e interruptores mais simples ou mesmo por passar a fiação por fora da parede (mas sempre passando pelos conduítes, sem contato do cabo com a parede).

Tentar fazer sozinho a fiação de casa

A não ser que você seja eletricista, não tente fazer a instalação elétrica. Tenha sempre uma reserva para esse fim, coloque isso no orçamento da obra. Qualquer instalação mal feita, pode causar muita dor de cabeça e mesmo problemas bem graves, como curtos-circuitos, início de incêndio etc. Procure um bom profissional e o encarregue disso, caso não conheça nenhum, pode pedir referências a amigos, colegas de trabalho ou em uma loja de material elétrico.

Sobrecarga em disjuntores

Alguns circuitos exigem disjuntores diferentes, portanto, nada de usar o mesmo disjuntor para circuitos diferentes. Exemplos? Torneiras elétricas, chuveiros e condicionadores de ar – esses aparelhos são muito potentes, por isso os circuitos devem ser separados para que a carga fique balanceada e não haja sobrecarga ou curto-circuito.

Cuidado com a troca de chuveiro

Vai trocar o chuveiro e opta por colocar um mais potente? Certo – mas perguntamos: Você sabe se a instalação suporta um chuveiro mais potente? Pois deve estar atento à potência do chuveiro, se ele é equivalente à sua instalação atual.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Não contratar um profissional especialista para realizar as instalações elétricas

A instalação elétrica da sua casa deve ser projetada e planejada por profissionais habilitados – técnico em eletrotécnica ou um engenheiro elétrico. Os profissionais seguem regras estabelecidas, isso é muito importante, pois é o que garante a segurança de sua residência, uma vez que tem um projeto dentro de normas técnicas e com, material adequado.

Esses são apenas alguns exemplos, mas há muitos casos em que a pessoa comete erros com relação às instalações elétricas de sua residência ou local de trabalho. Em caso de dúvida, como já recomendamos anteriormente, uma boa indicação de profissional deve ser sempre muito bem recebida e essencial para os seus projetos.

O Ponto do Eletricista em Bom Jesus da Lapa pode ajudar na hora da compra do material, pois além de prestar um bom atendimento aos seus clientes, a loja tem profissionais preparados para dar toda assistência necessária aos clientes – tirar dúvidas, ajudar com os materiais solicitados e dar todo o tipo de atenção que o cliente precisar, enquanto faz suas compras na loja.

Publieditorial