A lâmpada pisca ao ligar o chuveiro? Certamente a grande maioria das pessoas que lê esse artigo já teve essa experiência e sabe do que falamos. É ligar o chuveiro e a lâmpada pisca. Principalmente quando o chuveiro está no modo inverno, que se nota claramente uma “puxada” na energia e a luz pisca. Mas você sabe o que isso significa? É normal ou é algum problema? Para saber mais, veja os esclarecimentos que a Ponto do Eletricista sobre o assunto.

lampada pisca ao ligar o chuveiro

Lâmpada pisca ao ligar o chuveiro? Descubra em nosso artigo as possíveis causas…

Lâmpada pisca ao ligar o chuveiro: Veja a causa

Isso acontece porque no sistema elétrico de sua casa, as lâmpadas podem estar no mesmo circuito elétrico, ou seja, não foi feito um dimensionamento correto dos circuitos elétricos. Se as lâmpadas ficam nos mesmos circuitos que o chuveiro, micro-ondas, máquina de lavar ou ar condicionado, é normal que isso aconteça, pois esses aparelhos são todos de alta potência e ao serem ligados provocam uma breve queda de tensão, o causa a “piscada” da lâmpada.

Isso significa que os circuitos elétricos não estão corretamente instalados e que precisam ser ajustados.

Quais as consequências desse problema?

A lâmpada piscar quando o chuveiro ou um outro eletrodoméstico for ligado, não é uma simples queda, pois pode causar prejuízos, como você precisar trocar constantemente lâmpadas – e sabe por quê? Cada vez que se liga o chuveiro, há uma tensão sobre lâmpada, que causa uma desestabilização e consequentemente, reduzindo a sua vida útil.

“Ah, tudo bem, são apenas lâmpadas”: nada disso, lâmpadas podem parecer peças não tão significativas, pois queimou, troca-se – mas não é bem assim. É bom lembrar que elas também são fontes consumidoras de energia e se não estão bem instaladas podem também causar aumento de consumo.

Tem ainda um outro agravante: outros equipamentos ligados no mesmo circuito do chuveiro também podem acabar prejudicados, eles podem apresentar um mau funcionamento ou mesmo, com o tempo, queimar. Computadores também são afetados pelas quedas de energia, por isso recomenda-se sempre o uso de estabilizadores.

Como devem ser os circuitos

Há uma norma para a forma como devem ser criados os circuitos elétricos, a NBR 5410. Essa norma diz que deve haver um circuito exclusivo para o chuveiros, ar condicionados e torneiras elétricas, por exemplo, que são itens que dão aquela “forçada” na tensão, por sua alta potência e que acabam causando pequenas quedas de energia, e outro para a iluminação.

Se nunca notou nada em sua casa, é hora de começar observar. Observe a lâmpada do banheiro e peça que alguém observe as de outros locais, caso elas pisquem, busque ajuda especializada para fazer os ajustes e criar os circuitos exclusivos.

Notou esse problema em sua casa e pretende verificar e refazer os circuitos elétricos? Dê uma passadinha na loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista e pegue boas dicas, além de todo o material necessário para as instalações elétricas do seu imóvel.