Economia e sustentabilidade com o uso de aquecedores solares de água

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Economia e sustentabilidade com o uso de aquecedores solares de água
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

Já há algum tempo se fala em economia de energia elétrica e sustentabilidade. Uma das medidas é a adoção do horário de verão. Mas há outras que são bastante importantes e que podem fazer toda a diferença em questão de economia e na questão de cuidarmos um pouco mais de nossos recursos que não são renováveis, como a energia elétrica.

Outra solução é a utilização de aquecedores solares de água, que surge como um projeto grande e ecológico, ajudando a encontrarmos os meios para usar a energia elétrica de forma racional e adotarmos atitudes ecologicamente corretas.

Economia e sustentabilidade com o uso de aquecedores solares de água

Com funciona o sistema de aquecimento solar para água?

O funcionamento do aquecedor solar se dá por meio de placas (horizontais ou verticais) coletoras, que possuem um reservatório solar. Essas placas absorvem a radiação solar e a transfere para a água.

As placas possuem tamanhos diversos e quanto maior for uma, mais potência de aquecimento ela tem, proporcionando um processo de aquecimento mais rápido. Para ajudar com a absorção de calor, as placas são pintadas na cor preta.

O recipiente que armazena a água, chamado também de boiler, é cilíndrico e produzido com materiais muito resistentes e também isolantes. Há ainda um sistema auxiliar, como um termostato, que pode ser acionado se o clima não ajudar e houver muitos dias chuvosos.

Bastante econômico, já é visto em muitas construções, como residências, escritórios comércio e outros.

Com funciona o sistema de aquecimento solar para água?

A capacidade do boiler é de 200l ou 1000l e sua instalação deve considerar vários fatores, como clima da região, quantidade de placas, características do imóvel, tamanho do reservatório, inclinação do telhado e posição do mesmo com relação ao sol.

Em São Paulo há uma lei que obriga residências novas que tenham acima de quatro banheiros, devem ter instalado um aquecedor solar de água. Como uma boa iniciativa, isso deveria servir de exemplo e se espalhar por outros estados também.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Economize com o uso de aquecedores solares de água

O mercado oferece alguns tipos de aquecedores, caso o cliente fique com dúvidas com relação ao que adquirir, pode procurar uma ajuda especializada, como a Ponto do Eletricista, em Bom Jesus da Lapa.

Os programas habitacionais do governo aderiram à instalação de aquecedores solares, tanto que, o Minha Casa, Minha Vida já entrega os imóveis com o aquecedor solar instalado.

Os aquecedores solares são a opção perfeita para garantir a economia de energia e para ajudar a natureza a descansar.

About the Author:

Redatora freelancer, produtora de conteúdo e todas as outras denominações dadas a quem escreve para a web - sites, blogs, plataformas. Nas horas vagas? Penso no que escrever quando voltar ao computador. Quase isso."

Leave A Comment