Muitas pessoas tem a curiosidade de saber os significados das estátuas da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, pois chegando lá uma das primeiras visões que se tem são das oito estátuas que circulam a Esplanada, em homenagem aos apóstolos, e uma nona estátua, em frente à entrada da Gruta do Bom Jesus, que representa Francisco de Mendonça Mar.

As estátuas da Esplanada do Santuário são todas modeladas em bronze e foram criadas pelo escultor carioca Dr. Deocleciano Martins de Oliveira. O artista criaria a imagem dos 12 apóstolos, mas faleceu antes de concluir essa obra divina. O impressionante do seu trabalho é como ele conseguiu caracterizar e dar o simbolismo a cada uma das imagens, como veremos a seguir.

Significados das estátuas da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus da Lapa e suas estátuas

A primeira estátua é do apóstolo André, que tem em suas mãos 5 pães e 2 peixes, simbolizando a distribuição de alimentos para a multidão faminta, na ocasião da multiplicação dos pães. Lembrando que apóstolo foi o principal personagem dessa passagem.

A estátua de São Pedro, logo a seguir, está segurando e envolta em uma rede de pesca, remetendo ao simbolismo de Pedro ser pescador e de ter sido convidado por Jesus Cristo a ser ‘pescador de homens’ para o reino de Deus. Esse motivo foi o que o tornou o primeiro Papa.

São João Evangelista era o mais novo dos apóstolos. Em sua estátua ele está segurando uma pena e representado como um homem águia, o que simboliza a profundidade de seus escritos teológicos; A escolha pela águia é porque é a que voa mais alto entre as aves, o que também simboliza a profundidade de seus escritos, que penetram nos mistérios e revelam maravilhosos significados da vida de Jesus.

Depois vem a estátua de São Tiago, ou Tiago Maior, Guerreiro forte do Velho Chico. São Tiago era barqueiro e é o patrono da navegação. Era irmão de São João Evangelista e chamado de Tiago Maior por causa do outro apóstolo Tiago, conhecido como Tiago Menor.

Significados das estátuas da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Estátuas da Esplanada do Santuário: Tiago Maior e São Mateus

Outra bela imagem que vemos na frente da gruta e ao lado do cais, é a de São Mateus, que foi também um dos apóstolos evangelistas e o primeiro a escrever um livro contando sobre a vida, as doutrinas e a morte de Jesus Cristo. A presença de um anjo consigo simboliza quem lhe deu inspiração divina para escrever sobre Jesus.

A próxima estátua sobre a qual falaremos é de São Tomé – quem ainda não ouviu a expressão “Sou como São Tomé, tenho que ver para crer” ? Pois é, a representação do homem e suas dúvidas, muito cauteloso em não acreditar em coisas que não viu ou não experimentou.

Indo mais adiante, encontraremos a estátua de São Tiago Menor, representado por uma imagem de um homem com uma enxada e um carneiro – São Tiago Menor é considerado, em algumas comunidades, patrono da agricultura, pois ele era agricultor.

A seguir encontra-se a estátua de São Judas Tadeu, patrono