Quem entra na cidade de Bom Jesus da Lapa em direção ao Centro, trafega pela principal avenida, que é a Manoel Novais. Ao final desta avenida, passando pelo Mercado Municipal, você irá encontrar o cais com uma barca encalhada, e alguns bares próximos a ela. Essa é a Barca Vila Nova, cheia de histórias…

Barca Encalhada (Barca Vila Nova)

A História da Barca Encalhada

Há muito tempo atrás, a Barca Vila Nova levava mercadorias de Juazeiro a Pirapora. Nessa época a embarcação ainda não era movida a motor, mas sim à vara. Isso mesmo: o pescador firmava a vara no peito e ia empurrando de uma ponta a outra no barco, igualmente se encontra a estátua de São Tiago Maior na Esplanada do Santuário. Para aliviar as dores e curar as feridas os barqueiros que empurravam a embarcação utilizavam toucinho nos ferimentos.

Em média, a barca contava contava com 7 barqueiros para fazer o movimento de empurrão, sendo 3 de um lado, 3 do outro e um revezando com quem se cansasse primeiro. Havia também o cozinheiro que alimentava a todos os tripulantes da arca. O Barca Vila Nova era utilizada tanto para transportar mercadorias quanto passageiros.

Os tripulantes dormiam no barco e algumas vezes em cidades ou comunidades ribeirinhas, afinal, o percurso de Juazeiro a Pirapora levava meses, até porque eles paravam nas comunidades ribeirinhas para vender mercadoria e descansar.

Outras curiosidades sobre a Barca Encalhada

O proprietário da barca encalhada era o Sr. Emídio, que morou muito tempo na embarcação, mais de 30 anos. Com a construção da barragem do sobradinho em 1979, o percurso Juazeiro a Pirapora deixou de ser possível, e os proprietários de embarcações foram indenizados, ficando o Sr. Emídio na posse da barca. Na verdade, segundo pescadores, cada cidade ribeirinha ficou com uma embarcação e uma pessoa responsável pela manutenção da barca.

Outras curiosidades sobre a Barca Encalhada

A barca encalhou em 1980, não no mesmo local onde se encontra atualmente, mas há uns 100 metros dali em direção ao rio. Como o Sr. Emídio tinha a pretensão de utilizar a barca no mar, rebocou-a até às proximidades do cais para posteriormente ser transportada para uma cidade beira-mar.

Mas, com o tempo, o Sr. Emídio desistiu da ideia de transportá-la e passou a fazer dela um bar, muito conhecido por sinal, o Bar Beira Rio, que funcionou até o final do ano de 2014. Segundo pescadores, o Sr. Emídio deixou de ocupar a barca após sofrer um assalto. Hoje ele tem hoje 90 anos de idade.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.