Após anos de expectativa sobre a possibilidade de Bom Jesus da Lapa ter um papel importante na Novela Velho Chico, especialmente no ano de 2015, quando foi aprovada a sinopse da novela para a grade das 18h e, posteriormente, antecipada e programada para a faixa das 21h, um banho de água fria: Bom Jesus da Lapa fora da novela Velho Chico e, se aparecer, será apenas de forma documental, meras cenas, sem participação de atores.

Bom Jesus da Lapa fora da novela Velho Chico

Bom Jesus da Lapa fora da novela Velho Chico

Um pouco de história sobre “Velho Chico”

A visita de autores da novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa, há aproximadamente um ano atrás, criou muita expectativa sobre o papel da cidade na novela, sendo um dos locais de gravação de maior relevância, inclusive fomos o primeiro site a dar essa boa notícia que teve grande circulação pela internet.

A autora demonstrava grande interesse nessa região, especialmente Bom Jesus da Lapa e Paratinga, cidades que eles colheram muitas informações de ribeirinhos, fizeram um apanhando de fotos e filmagens, enfim, tudo corria bem para essas cidades, com todos os indicativos de que realmente teria gravações por aqui…

A autora inclusive escreveu exclusivamente para o site informando que haveria gravações em toda a extensão do Rio e agradeceu a acolhida do povo lapense.

O problema: Antecipação da novela Velho Chico e mudança de horário

Muitos comemoraram a mudança da novela para a faixa das 21h, mas quanto à antecipação nem tanto. Em entrevistas a autora Edmara Barbosa havia comentado que a complexidade da novela exigiria um pouco mais de tempo e que o ritmo de produção aumentou bastante para que pudesse ir ao ar em abril de 2016, afinal foram praticamente 4 meses de antecipação.

Antes a novela seria dirigida pelo Rogério Gomes (Papinha), mas com a mudança de faixa de horário, mudou-se também o diretor, ficando Luiz Fernando em seu lugar. São diretores totalmente diferentes…

Uma série de reviravoltas começou a acontecer, por exemplo, a preferência do Benedito (supervisor da novela) por Ana Paula Arósio, que, com a recusa, o papel passou à atriz Letícia Sabatella, que era a preferência dos atores da novela (Edmara e Bruno). Parecia estar tudo certo, com a Letícia iniciando os trabalhos de workshops, quando o papel passou a ser de Camila Pitanga, preferência do atual diretor, Luiz Fernando.

Em resumo, foram várias reviravoltas no elenco e também no enredo, que teve que ser esticado, pois os capítulos da novela das 21h tem duração maior que os da novela das 18h, que tinha uma quantidade significativa já escritos e supervisionados por Benedito.

A crise teria afetado a Globo?

Sabe-se que a novela Pantanal, que fez tanto sucesso na Manchete a ponto de incomodar a hegemonia da Globo, é de autoria de Benedito Ruy Barbosa, que foi recusada pela Globo na época em que a sinopse foi apresentada devido à sua inviabilidade logística, pois seria gravada no Pantanal. A Manchete, por sua vez, aceitou a novela e acertou na escolha.

A Novela Velho Chico é semelhante à Pantanal nesse sentido, pois demandaria gravações em cidades ribeirinhas do Rio São Francisco, sendo considerada de alto custo. A vontade dos autores era de que os locais de gravação fossem nas cidades ribeirinhas como Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Barra, Penedo e outras. Só que mais uma vez a Globo, mesmo tendo aceitado a novela, deu seu jeito de fazer as gravações dentro do PROJAC e em cidades com “melhor suporte logístico”, como Salvador, Paulo Afonso e, acredite, São Francisco do Conde, que nem é banhada pelo Rio São Francisco, mas reflete o cenário do sertão.

São Francisco do Conde na novela Velho Chico

São Francisco do Conde será um dos principais cenários da novela Velho Chico. Foto: Bahia no Ar

Com tantos empecilhos não vislumbrados previamente, Benedito teria se irritado e abandonado a supervisão da novela, deixando a cargo de sua filha Edmara Barbosa e seu neto Bruno Barbosa, a continuidade do projeto. Os autores queriam mostrar a realidade, mostrar o que é melhor, mas o diretor Luiz Fernando procurou adaptar a produção de acordo com o que seria melhor para a Globo. Tudo é questão de logística.

Começaram as gravações da Novela Velho Chico