Depois de muita frustração com a saída de Bom Jesus da Lapa dos cenários da novela Velho Chico, compartilhamos com você, caro leitor, uma boa notícia: Bom Jesus da Lapa está no filme “5x Chico, O Velho e sua gente”, no qual, por exemplo, o artista Zeca Bahia teve uma pequena participação. Haverá exibição do filme completo no dia 22/01/2016, na AABB!

Terá cenas de Bom Jesus da Lapa no filme 5x Chico, O Velho e sua gente

Terá cenas de Bom Jesus da Lapa no filme 5x Chico, O Velho e sua gente. Foto: Globo Filmes

Bom Jesus da Lapa no filme 5x Chico, O Velho e sua gente

Como havíamos informado em nossa matéria “Bom Jesus da Lapa fora da Novela Velho Chico”, os autores da novela Edmara Barbosa e Bruno Barbosa e produção, fizeram um longo e complexo trabalho de pesquisa em Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Barra, e demais cidades ribeirinhas da região, para escrever a novela, visitando tribo, vaqueiros, jagunços, rezadores, benzedeiras, pescadores, vazanteiros, enfim, conhecendo mais da cultura ribeirinha.

Acreditamos que esse material coletado serviu para representar a importância do Rio São Francisco no Estado da Bahia. Temos a confirmação de que na Bahia estão as cidades Barra e Bom Jesus da Lapa no filme 5x Chico, O Velho e sua gente, mas pode ter mais cidades, como Paratinga, por exemplo.

Trata-se de um filme documentário com participação de pessoas conhecidas de Bom Jesus da Lapa, como o cantor Zeca Bahia, por exemplo, que teve participação no filme. Nas outras cidades abordadas aconteceu o mesmo.

Exibição do filme “5x Chico, O Velho e sua gente” em Bom Jesus da Lapa

No dia 22 de janeiro a diretora do filme, Ana Rieper, juntamente com sua equipe, virá apresentar o filme completo aos cidadãos lapenses, com exibição às 19h, na AABB. Desde já, estão todos convidados para assistir o filme.

O filme está sendo lançado em paralelo aos cinemas do Brasil. São cinco olhares de cinco diretores sobre o Rio São Francisco, nos cinco Estados por onde passa o rio. Já houve exibição completa do filme em Alagoas, inclusive saiu no Jornal Nacional. Vamos lá assistir?

Pré-produção do Filme 5x Chico, o Velho e sua gente

Making Off de Bom Jesus da Lapa no Filme 5x Chico, o Velho e sua gente

O Filme 5x Chico foi exibido na Áustria, em Salzburg

Os autores cruzaram o oceano para levar as histórias, as lendas e os personagens do Rio São Francisco até a Áustria. 5 X Chico – o Velho e sua Gente transbordou a tela do MozartKino, um lindo e antigo cinema localizado em Salzburg, terra de Mozart.

Filme 5x Chico exibido na Áustria

MozartKino, Salzburg – Áustria. Foto: Facebook

Ana Rieper – Um dos olhares sob o Velho Chico

Ana Rieper é carioca e documentarista. Ao longo de sua carreira, realizou os longas “Vou Rifar meu Coração” – que percorreu mais de 40 festivais no mundo e recebeu diversos prêmios – e “Na Veia do Rio”. Dirigiu os curtas premiados “Saara”, “Mataram meu Gato” e “Veluda”.

Em 5 X Chico – o Velho e sua Gente , Rieper revela, através de um artesão, de uma senhora de 71 anos e dos devotos de Bom Jesus da Lapa, todo o sincretismo e a miscigenação religiosa que permeiam o trecho baiano do rio São Francisco.

Outras matérias indicadas:

Filme 5x Velho Chico é exibido em Piaçabu
Página oficial no Facebook
Visão da direção sobre a visita a Bom Jesus da Lapa

Agradecimento especial ao Péricles Itamar pelas fotos cedidas e pelo apoio à matéria. 

Mais informações sobre o filme na página da Globo Filmes: http://globofilmes.globo.com/filme/cincovezeschicoovelhoesuagente/