Localizada no Oeste baiano, vale sanfranciscano, o município de Bom Jesus da Lapa abriga a 1ª maravilha do Brasil, o Santuário do Bom Jesus: motivo de grande orgulho para os lapenses.

O grande diferencial geográfico entre Bom Jesus da Lapa e outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado.

Banhada pelo Rio São Francisco, as atividades econômicas estão baseadas na agricultura, comércio, turismo e pesca. Também em escala menor o artesanato se faz presente na cidade.

A cidade de Bom Jesus da Lapa oferece transporte aeroportuário e rodoviário (viação Novo Horizonte, Gontijo/São Geraldo, Rápido Federal/Real Expresso) que fazem linhas intermunicipais e interestaduais.

Bom Jesus da Lapa, a CAPITAL BAIANA DA FÉ, concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto, a Romaria do Bom Jesus, em que atrai milhares de fiéis todos os anos, sendo este período o de maior número de visitantes.

Fitas do Bom Jesus são parte das lembranças que os romeiros levam para casa.

Fitas do Bom Jesus. Foto: Humor do Recôncavo

História de Bom Jesus da lapa

A história de Bom Jesus da Lapa remota no ano de 1691 quando Francisco de Mendonça Mar distribuiu os seus bens e andou pelo sertão carregando a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade. Ao avistar o  morro, fez de uma das inúmeras grutas sua moradia e começa uma vida de eremita.

Com o tempo, foram agregando-se devotos que resolveram fazer sua moradia perto deste lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. O Monge construiu, junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes dos quais cuidava. Assim, começou a crescer ao lado da Lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da lapa.

Pontos Turísticos de Bom Jesus da Lapa

Gruta do Bom Jesus, Gruta de Nossa Senhora da Soledade, Gruta da Água dos Milagres e demais grutas que se encontram entranhadas no morro. Durante o período de romaria, missas são realizadas todos os dias em todos os turnos. À frente da gruta encontra-se o Shopping do Romeiro, inaugurado dia 25 de julho de 2015, substituindo as barraquinhas que há mais de 300 anos ocupava o local, com diversos artigos religiosos e demais souvenir.

Subida ao Morro: Há dois caminhos, embora ambos dão acesso ao topo do morro, onde se encontra o cruzeiro e estátuas de tamanho natural relatando a última estação da Via Cruzes. O trajeto é extenso e com pedras irregulares e lisas, portanto, aconselhável somente a pessoas que tem boas condições físicas.

Passeio de lancha pelo Rio São Francisco: Na margem direita do Rio São Francisco, Barrinha, pode-se saborear um delicioso peixe frito com uma vista deslumbrante e panorâmica do Rio São Francisco e da cidade. Também se pode tomar um banho às margens do rio (solicitar indicação da Marinha do Brasil local seguro de banho).

Assistir ao pôr do sol: com rajadas de cores diversas, proporciona um verdadeiro espetáculo da natureza e da bênção Divina. Neste momento da Ave-Maria, o Santuário do Bom Jesus costuma ecoar a música de Gounod ou Schubert em homenagem à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e principais festas

Maravilhoso pôr do sol em Bom Jesus da Lapa. Foto: Jacson Paiva

Praça Marechal Deodoro da Fonseca (antiga praça da prefeitura): Sua programação noturna é animada e diversificada com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, parque de diversão, barraquinhas. Geralmente são realizados shows musicais.

A Cidade oferece diversos restaurantes, lojas, bares e um Shopping, com uma movimentação intensa em relação às pequenas cidades do interior de mesmo porte.

Principais Festas de Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus dos Navegantes (janeiro): A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes percorre as ruas do centro, bairro Nova Brasília e navega nas águas sanfranciscanas.

Pré-Carnaval (último final de semana de janeiro): Vários trios elétricos e cantores saem em blocos carnavalescos. Trata-se do Lapa Folia, uma festa com grandes atrações musicais, camarotes, blocos organizados e de grande movimentação na cidade.

Semana Santa: Peça teatral da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, de 4ª feira a Domingo de Aleluia. A Via-Cruzes é realizada na sexta-feira Santa com a subida do morro.

Divino Espírito Santo: Grande festa religiosa e cultural com levantamento do Mastro acompanhado de cavalaria; teatro da batalha entre os Mouros e Cristãos; crianças e adolescentes fantasiados de “capetas” que percorrem as ruas com seus chicotes.

Corpus Christis: As ruas são enfeitadas para a procissão do Corpo de Deus.

São João e São Pedro: As ruas de Bom Jesus da Lapa eram iluminadas com fogueiras onde se compartilhavam os quitutes juninos. Com o calçamento asfáltico, as fogueiras foram transferidas para as ruas mais distantes e/ou fazendas próximas à cidade. No São Pedro há uma comemoração com shows de bandas sertanejas, normalmente com grandes atrações em praça pública.

Romaria do Bom Jesus: 1ª maior  romaria do Estado da Bahia e a 3ª maior romaria do Brasil. Estima-se que, durante o período de 01 a 07 de agosto, 300 mil pessoas visitam o Bom Jesus (Segundo o Portal do Santuário, 2014). Em 06 de agosto de 2014, cerca de 400 mil a meio milhão de pessoas visitaram a cidade, segundo estimativa da prefeitura municipal de Bom Jesus da Lapa.

Fonte do Vídeo: TV Bom Jesus

Romaria da Nossa Senhora da Soledade: Grande romaria em fervor à mãe de Jesus, Nossa Senhora da Soledade, festejada no dia 15 de setembro.

Nossa Senhora da Conceição: Os festejos começam ainda no final de novembro com a novena à noite na Gruta do Sr. Bom Jesus. A celebração envolve também uma procissão que percorre as ruas do centro da cidade.

Santa Luzia: A cada ano aumenta o número de fiéis em fervor à Santa Luzia que acontece no dia 13 de dezembro, envolvendo uma procissão no bairro que leva o nome da santa.

Natal: Praças e ruas da cidade são decoradas para a desta natalina. Nas casas residenciais, costuma-se construir um presépio, rememorando o nascimento do Menino-Deus. Há a tradicional Missa do Galo. Após o Natal, no período que percorre até 06 de janeiro, vários grupos representando os Reis Magos, de diversas cidades circunvizinhas, vem à gruta do Bom Jesus visitar, ofertar e apreciar os presépios erguidos na esplanada e no interior da gruta do Bom Jesus.

Réveillon: A passagem de ano é comemorada com festa residencial, em bares, clubes, etc. Vários são os turistas religiosos e romeiros que vêm agradecer e pedir graças pelo ano que se inicia neste lugar sagrado: A Gruta do Bom Jesus da Lapa.

Galeria de Fotos de Bom Jesus da Lapa

Esse artigo é parte de nossa página de turismo religioso em Bom Jesus da Lapa. Não deixe de conferir nosso Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa (Formato E-book), e o nosso Portal de Turismo de Bom Jesus da Lapa com muitas fotos, vídeos, informações. É o mais completo conteúdo de turismo em Bom Jesus da Lapa. Clique aqui para ver.

Texto cedido pelo Hotel A Barca.
Editado e publicado por: