Não há como passar pela Avenida Agenor Magalhães em Bom Jesus da Lapa e não observar a Catedral em Construção. A data de 28 de dezembro de 2003 é um marco na cidade de Bom Jesus da Lapa, pois foi nessa data que foram iniciados os trabalhos de construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Logo a seguir, a construção foi iniciada, veja na linha do tempo dos acontecimentos:

28 de dezembro de 2003 – início dos trabalhos

27 de janeiro de 2004 – primeira Assembleia Paroquial, onde aprovou-se o projeto da Catedral nova

01 de março de 2004 – primeiros trabalhos de construção e busca de recursos para a construção

16 de julho de 2004 – celebração da bênção da pedra fundamental da Catedral

Catedral em Construção - Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Sobre o andamento da Catedral em Construção

Os moradores da cidade de Bom Jesus da Lapa foram convencidos e sabem o quão importante é a obra para a cidade, por isso a contribuição de cada um, seja em dinheiro, materiais de construção ou mesmo com a ajuda de mão-de-obra, é que torna a obra possível, como tudo o que foi feito até o momento.

A construção está em pleno vapor e, mesmo antes de sua conclusão, já é de se admirar a Catedral pela sua grandeza, que pode ser vista por diversos locais distantes em Bom Jesus da Lapa, tornando-se ponto de referência. Inclusive é possível avistá-la da ponte sobre o Rio São Francisco.

Com tudo o que se conseguiu até então algumas etapas se concluíram, acompanhe aqui as primeiras etapas da obra:

Primeira etapa: foi a de levantamento da documentação de ambos, terreno e construção;

Segunda etapa: a fundação;

Terceira etapa: alicerces e contrapiso;

Quarta etapa: foram levantadas as paredes em volta da catedral, até a altura de 10m;

Quinta etapa: foi erguida a fachada, até a altura de 20m;

Sexta etapa: foram feitas as molduras das janelas, as paredes do presbitério e da sacristia foram levantadas e também a base para a cúpula em cima do presbitério foi preparada;

Mais verbas foram novamente arrecadadas, com famílias, com o comércio local e com cidades da região. Com isso, mais uma parte da obra foi feita – a sétima etapa foi concluída e a oitava está em andamento, que é a base para a primeira queda do telhado.

Sobre o andamento da Catedral em Construção

Entre todas as ações realizadas para a arrecadação de fundos para a obra da catedral, estão shows com o Pe. Zezinho e com o Pe. Antônio Maria, vários shows de prêmios e algumas pequenas campanhas. Projetos foram enviados ao exterior e algumas organizações alemãs colaboraram com a causa.

Importância do término da obra e novas ações para arrecadar fundos

O projeto de construção conta com outra obra, além da Catedral, que é um centro comunitário, que ajudará bastante na organização da diocese e da paróquia, pois será o espaço para reuniões de diversas pastorais e movimentos. Há ainda que se considerar o fato de que, o que se tem planejado, ajudará a trazer mais desenvolvimentos e valorização para a cidade, além de gerar mais empregos.

Atualmente há uma ação em andamento para que se consiga recursos para que a Catedral em construção consiga ser finalizada: a venda de cartelas de mais um Show de Prêmios, com o sorteio previsto para dezembro de 2015.

E para finalizar, fica registrado ainda um pedido muito especial: o de ajuda, para que se consiga concretizar obra. Há várias formas: por meio da compra de cartelas; por débito programado, quando, mensalmente o valor será debitado de sua conta; por depósito feito diretamente na conta da Paróquia; e por quem é morador da cidade ou região, contribuição deixada diretamente no cofre que é colocado aos pés de Nossa Senhora do Carmo, na Igreja de Santa Terezinha.

Todas essas informações sobre formas de contribuição estão disponíveis no site da Paróquia, e pessoas de todos os lugares podem contribuir. Onde cada um exerça o seu ato de generosidade, um bem maior sempre é alcançado. Lembrando que quem puder contribuir com material ou mão-de-obra, deve entrar em contato com a Paróquia.

Corpus Christi 2015 | Celebração na Catedral em Construção

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.