Descubra como adquirir energia solar para propriedade rural

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Descubra como adquirir energia solar para propriedade rural
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

Manter uma propriedade rural não é tão simples e envolve muitos custos, um deles é o abastecimento de energia elétrica que, dependendo do tipo de atividade que a propriedade exerce, pode ser muito alto. A energia solar, também chamada de energia fotovoltaica, vem se apresentando como uma alternativa com boa redução dos custos e melhora da qualidade de vida dos residentes e funcionários.

Neste artigo, vamos apresentar a importância, os tipos de energia solar para propriedade rural, o que é preciso para fazer a instalação e os apoios que esta iniciativa tem recebido de órgãos públicos. Continue a leitura!

Descubra como adquirir energia solar para propriedade rural

A importância da energia solar para a propriedade rural

O sistema de energia fotovoltaica permite, sem dúvida alguma, uma redução dos custos em qualquer propriedade, independente do tamanho e do ramo de negócio. Os custos com energia elétrica são visíveis e mensuráveis, assim, recursos que antes eram destinados a esse fim, após a instalação, passam a virar investimento.

Além disso, esse tipo de energia tem importância social, pois alivia o sistema elétrico para quem está na ponta da rede, o que minimiza possíveis quedas de energia para a propriedade e para outros que dependam da rede.
Também tem importância ambiental por ser uma fonte natural de energia, assim, não há dependência total das termoelétricas.

Os tipos de energia solar para a propriedade rural

Existem dois sistemas fotovoltaicos que foram desenvolvidos para transformar a energia gerada pela luz solar em energia elétrica, são eles: sistema autônomo e sistema conectado.

Sistema autônomo

O autônomo independe da rede elétrica convencional, pois ele utiliza baterias para fazer a armazenagem da energia que foi gerada de forma solar.

Essa energia pode ser utilizada para diversas atividades, como bombear água, alimentar sistemas de resfriamento e, claro, para a residência da propriedade.

Sistema conectado

Este sistema é ligado na rede elétrica, isso significa que é preciso fazer a troca do relógio de leitura convencional. A energia é gerada pelas placas de captação e injetada na rede elétrica convencional para ser transformada em crédito a ser utilizado num período de até três anos.

Apesar da implantação do sistema de energia fotovoltaica gerar muita economia, o custo inicial do projeto não é tão barato assim, mas em pouco tempo é possível ter o retorno do investimento de volta.

A instalação da energia fotovoltaica

Um proprietário rural que deseja instalar um sistema de energia fotovoltaica em sua propriedade pode conseguir apoio e financiamento para o projeto, no entanto, é preciso que tenha um projeto técnico feito por uma empresa competente e especializada.
Com o projeto, é possível dar entrada em financiamentos disponíveis na região onde se encontra a sua propriedade rural. Em caso de dúvidas, consulte a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa.

Apoios para a instalação do sistema

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, é destinado a investimentos em técnicas que diminuem o impacto pela atividade rural ao meio ambiente. Entrando em contato, o Programa faz uma análise do seu projeto e pode disponibilizar um financiamento de até 12 anos para os custos com a implantação.

Para pequenas propriedades que não têm acesso a energia elétrica, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, a EBDA, faz empréstimo de kits de instalação e geração de energia fotovoltaica.

Ficou interessado em adquirir energia solar para propriedade rural? Entre em contato conosco e vamos conversar a respeito.

By |2016-10-24T18:31:24+00:00julho 25th, 2016|Categories: Materiais Elétricos, Utilidade Pública|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Erica Santos é jornalista e publicitária com experiência em marketing digital e de conteúdo. Atua há seis anos com planejamento e estratégias em comunicação integrada para empresas privadas e órgãos públicos.

Leave A Comment