Ganhar uma causa na justiça não depende do advogado. Para se ganhar uma causa, o que precisamos é contratar um bom advogado. E encontrar um bom advogado não pode e nem precisa ser uma tarefa impossível. Precisando contratar um advogado e não sabe como encontrar esse profissional?

Diante desse cenário, o Central da Lapa se vê na obrigação de fornecer dicas valiosas para você que se pergunta: como contratar um advogado? Veja as dicas abaixo e aprenda como é fácil encontrar possíveis advogados para ganhar aquela causa que rodeia sua vida.

Como contratar um advogado? Veja nossas dicas para encontrar um bom profissional

Como contratar um advogado?

1 – Determine que tipo de advogado você precisa

Perder tempo em busca de advogados que trabalham em determinada área do direito, não sendo a área da sua causa, é o erro que muitos brasileiros ainda cometem. Algumas situações legais requerem um advogado generalista que lida com diferentes tipos de casos. Porém, alguns são especializados apenas em uma determinada área do direito e é esses que você deve procurar.

As áreas do direito nas quais um advogado pode se especializar: trabalhista, falências, criminal, deficiências, idosos, família, e danos físicos, entre outras. Antes de procurar por um advogado, determine que tipo de profissional você está buscando. Assim, seu tempo não será desperdiçado.

2 – Busque um advogado pela internet

No mercado virtual, há muitos websites que contêm listas de advogados – profissionais que são altamente recomendados. O Central da Lapa, por exemplo, lista a maioria dos advogados de Bom Jesus da Lapa, inclusive com muitas informações úteis sobre alguns deles, como especializações, áreas de atuação, etc. Faça uma pesquisa na sua região pelo tipo de advogado que precisa, utilizando a ferramenta de busca da sua escolha.

Um advogado sem website significa que você pode não conseguir juntar muitas informações sobre o próprio. Por isso, antes de contratar um advogado pela internet junte informações a respeito dele. Obtenha pelo menos cinco endereços de site de advogados.

3 – O tamanho do escritório é importante

Para muitos isso é besteira. Mas se você tem uma grande causa na justiça, com certeza, irá precisar de um grande advogado, sendo esse profissional de um importante escritório. E os escritórios de advocacia podem ajudar em uma escolha. Os escritórios podem variar de um advogado para 100 advogados, selecione um que esteja adequado para a sua situação.

Um advogado de um escritório menor entra em cena se estiver apenas querendo ajuda de alguém com os seus acordos pré-nupciais. É importante ter em mente que o tamanho do escritório é importante, ainda mais se a situação na justiça for de maior complexidade.

4. Verifique se o advogado é cercado de críticas

Veja o que clientes atuais e antigos dizem sobre o advogado escolhido. Se possível, peça ao profissional uma lista de seus clientes. Porém, você deve saber avaliar as críticas. Algumas críticas negativas devem ser tratadas com um pouco de desconfiança, mas muitas delas, nas quais clientes antigos reclamam sobre a mesma coisa, podem ser consideradas.

Analisar os sites de advogados também é importante. Por lá, é possível encontrar clientes que deixam suas críticas e testemunhos sobre o serviço prestado. Verifique o site de cada um dos advogados para uma lista dos clientes locais que o mesmo representa.

O Central da Lapa, que tem conhecimento no assunto, recomenda, antes de contratar um advogado, conversar com amigos, vizinhos e família. Pergunte a essas pessoas sobre outros advogados que ainda estão em sua lista. Mesmo que eles nunca tenham contratado o tal profissional podem conhecê-lo e lhe dar referências.