As mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos, têm feito com que a venda de ar condicionado aumente substancialmente. Não há como resistir, principalmente ao calor intenso que tem feito nos últimos anos. Mas, muitas pessoas ainda não sabem como escolher ar condicionado corretamente…

Esse aparelho que climatiza o ar em recintos fechados e mantém temperatura e umidade sob controle, já foi um artigo ao qual poucos tinham acesso, devido ao seu preço muito alto, mas com o tempo, foi se popularizando e começou a entrar na casa das pessoas. Usamos o calor como exemplo, mas a verdade é que também em temperaturas de muito frio o condicionador de ar é nosso grande aliado.

A loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa tem algumas informações e dicas sobre aparelhos de ar condicionado – funcionamento, como escolher ar condicionado etc. Continue a leitura e saiba tudo sobre condicionadores de ar.

Como escolher ar condicionado corretamente

É importante você escolher ar condicionado de acordo com o ambiente e quantidade de pessoas. Foto: Gela Rápido

Com funciona um ar condicionado?

Os condicionadores de ar funcionam expulsando o ar quente dos ambientes – ou o ar frio, como nos sistemas de ciclo reverso.

Como escolher ar condicionado corretamente?

Antes de mais nada, duas coisas precisam ser definidas:

  • O tamanho do ambiente onde vai instalar o ar condicionado, para que se chegue à capacidade do aparelho (medida em BTUs)

  • O tipo de condicionador de ar que se quer

Para isso, temos as dicas:

Para que se calcule a capacidade do ar condicionado, há que se considerar, principalmente, o tamanho do espaço onde ele será instalado, para que se saiba a capacidade do ar que deve ser colocado no ambiente. Alguns sites oferecem uma calculadora virtual, que calcula a capacidade do condicionador de ar em BTUs, de acordo com o espaço do ambiente, o número de pessoas que normalmente o frequentam o espaço e o número de equipamentos elétricos no local. Um desses sites é o WEB ARCONDICIONADO.

A fórmula para o cálculo de BTUs está aqui:

Calcula-se 600 BTUs para cada metro quadrado, multiplicando. A esse cálculo, adicionar mais 600 BTUs por cada pessoa (não contabilize a pimeira). A cada aparelho eletrônico, adicione 600 BTUs.

Exemplo: Uma sala com duas pessoas, um computador e uma TV, com 25m².

25m² x 600 BTUs + 600 BTUs (1 pessoa) + 1.200 BTUs (2 equipamentos eletrônicos) = 16.800 BTUs é a medida adequada a esse espaço.

Caso o ambiente seja muito esposto ao sol, calcule 800 BTUs por metro quadrado.

O que é BTU? É a unidade que mede quanta energia será necessária para elevar a temperatura de um ambiente. Exemplo: quanto maior o recinto ou mais quente, mais BTUs serão necessários para refrigerá-lo.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Tipos de ar condicionado

Há 3 tipos de condicionadores de ar. A Ponto do Eletricista fez um apanhado geral das principais características, para ajudar na hora da escolha – ressaltamos que existem variações em cada um desses tipos de condicionadores de ar, aqui trouxemos um apanhado geral de cada tipo.

Ar condicionado de janela

Ar condicionado split

Ar condicionado portátil

Tem um funcionamento simples, ele funciona retirando o calor do cômodo, transferindo-o para o ambiente externo.

É composto por duas partes: uma evaporadora e uma condensadora.

Tem o funcionamento parecido com o ar condicionado de janela.

Tem valor mais acessível e normalmente é mais compacto.

É a ‘nova geração’ de condicionares de ar – e mais econômicos.

Fácil de instalar e pode ser colocado em qualquer lugar.

A instalação é simples, se comparada ao split.

Fazem menos ruído.

Limitado à ambientes de 20m².

Faz um pouco de ruído.

A instalação é mais simples, necessitando apenas de um ‘buraco’ para que passem as tubulações.

Fazem bastante ruído e gastam bastante energia.

Para instalação requer que se mexa na estrutura do imóvel.

—–

São ótimos porque não é necessária a instalação, não mexe na parte estrutural da casa.

Com base nas informações que trouxemos, fica bem mais fácil escolher ar condicionado para o seu ambiente – de casa ou do trabalho. Caso ainda tenha dúvidas, peça informações a um profissional da área de eletricidade, ele estará apto a ajudar tirando todas as dúvidas que possa ter.

Publieditorial