Qualquer que seja o profissional é de suma importância que ele tenha um certificado para que seja distinguido se o mesmo está habilitado para praticar a especialidade. E um dentista reconhecido possui o documento que é reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO.

Sabendo disso, o Central da Lapa apresenta outros passos para escolher o dentista ideal. Veja-os abaixo e nunca mais pratique certos erros na hora de selecionar esse especialista.

Veja alguns passos de como escolher o dentista ideal

Divulgação dos preços: verifique se o profissional age eticamente

Tente não cometer o erro de muitos brasileiros, que é buscar um dentista profissional priorizando apenas o lado financeiro. Há dois conselhos para quem procura esse especialista. O primeiro é que se o preço for muito alto, peça descontos. Já o segundo, se for muito baixo, desconfie.

Para não haver desconfiança e fazer de sua escolha uma decisão definitiva e segura, não consulte apenas um dentista. Procure por diversos profissionais, a fim de se obter diferenciados orçamentos, que podem ser cobrados ou não. Outro fator importante é não se levar por propagandas enganosas. Afinal, publicidade não significa competência.

Biosegurança: averigue se ele está seguindo as normas

Logo na primeira visita ao dentista é preciso ficar muito atento a alguns procedimentos de segurança, que vai desde a sala de recepção até o interior do consultório. Observe a quantidade de tempo que o profissional reserva para cada paciente, e se, entre as consultas, é feita uma correta limpeza do consultório.

Um consultório mal higienizado proporciona riscos à saúde. Selecionar um dentista, por mais que ele seja bom, o consultório deve estar sempre limpo, do contrário é se deparar com problemas graves à frente. Antes de escolher o dentista ideal fique atento aos aspectos relacionados à limpeza do ambiente; à esterilização do material; e ao uso de gorro, luvas, máscara e agulhas descartáveis.

Conselho de Odontologia: procure saber se o profissional possui título de especialista registrado

A saúde do ser humano deve estar sempre em primeiro lugar. Porém, muitos indivíduos estão colocando a saúde em risco ao escolher um profissional da saúde. Isso porque, ao visitar um médico, não buscamos informações a respeito do próprio. Visitar um dentista especializado requer uma pequena investigação, começando pelo título de especialista do profissional.

Você pode escolher o dentista ideal observando o planejando do tratamento

Saber se o profissional possui título de especialista registrado é muito fácil. Acesse o site do Conselho Federal de Odontologia – CFO – e identifique se o profissional que deseja escolher possui esse documento. Para evitar problemas, esse procedimento passa a ser uma obrigação e é uma grande passo para escolher o dentista ideal.

Você pode escolher o dentista ideal observando o planejando do tratamento

Um fator importante na hora de escolher o dentista ideal é que esse profissional sempre realiza um planejamento ortodôntico detalhado com uma previsão honesta do tempo de tratamento. Para isso, ajude-o oferecendo todas as informações que lhe for solicitada na primeira consulta.

Após isso, você pode avaliá-lo, considerando como um bom profissional, se houver a preocupação do mesmo quanto ao seu problema, ou simplesmente, se o profissional se limitou a fazer o orçamento. Esperamos que as dicas do Central da Lapa possam ajudar a escolher o dentista ideal.