Natal chegando e já sentimos a carteira esvaziando. Mas espere, não estamos em uma época propícia a gastar muito dinheiro com presentes – então, o quê fazer? É necessário que se tenha uma boa estratégia para as compras de Natal deste ano, já que a crise se instalou e grande parte da população está “apertando o cinto”, como diz a expressão popular.

Mas como fazer isso? Bem, pensamos um pouco e fizemos uma lista com sugestões que podem ajudar com a economia nas compras de Natal. Vamos ver?

Como não gastar muito nas compras de natal

Dicas para não gastar muito nas compras de natal

  • Dar e receber presentes é bom, não há quem não goste. Mas que tal fazer algo diferente neste Natal e garantir uma boa economia? Nada de todo mundo presentear todo mundo – um amigo secreto resolve o problema. Assim, todos presenteiam, todos recebem e ainda têm a chance de ganhar algo que realmente estão querendo. Porque como será apenas um presente, o valor pode ser que garanta um bom presente.

  • As crianças podem até entrar no amigo secreto, mas essas certamente ganharão presentes além do amigo secreto. Seu filho tem uma lista com pelo menos três ou quatro presentes? Negocie. É a melhor forma de não deixá-lo sem ganhar e também não gastar tanto em brinquedos ou jogos. Os brinquedos infantis podem ser considerados caros, mesmo que seja um boneco ou um carrinho. Mesmo que queira dar tudo o que eles pedem, não é hora de gastar muito nem comprometer o cartão de crédito e o orçamento doméstico. Jogue um ou dois presentes para dois meses adiante. A Páscoa, que tal?

  • Nessa época, as festas pipocam – é em casa, no trabalho, na casa de amigos. E como tradição, todo mundo quer organizar um amigo secreto. A gente assusta só de pensar, mas o que fazer nesse momento? Ser muito sincero e dizer que não quer participar. Ninguém é obrigado e tem muita gente que nem gosta dessa brincadeira.

  • Começou a namorar a algumas semanas antes do Natal? Esqueça o presente, se quiser fazer um agrado, pense em algo que mostre que você lembrou da pessoa, mas nada de presentes caros. Se o namoro resistir até o próximo Natal, aí sim é hora de presentear.

  • Aproveite as promoções. Nessa época as lojas querem vender e fazem bastante promoções para atrair o cliente. Algumas nem são tão promoções assim, mas fique de olho, pois há umas que são imperdíveis e garantem bons descontos.

Recado importante sobre as compras de natal

Se você achar “feio” ou “deselegante” não presentear as pessoas, lembre que feio é não conseguir pagar ou comprometer a renda mensal. Uma boa dica é conversar antecipadamente com familiares e amigos e expor a sua estratégia de economia para o Natal. certamente todos vão entender e talvez você seja até o exemplo para que outros sigam.