Já há alguns textos que estamos falando sobre blogs, pode parecer estranha essa certa insistência num único tipo de mídia social, mas é porque construir um blog é algo muito importante para a imagem da sua empresa, é como o seu cartão de visitas na web, é o seu marketing digital.

Ressaltamos no texto anterior, Valorização da marca com o seu blog, sobre a importância de usar palavras chaves para ter um bom posicionamento do seu blog nos sites de busca, como também, para uma maior propagação do seu conteúdo. A escolha do conteúdo certo e do uso das palavras é fundamental.

Pois agora, vamos colocar a mão na massa, supondo que você já tenha escolhido uma plataforma para utilizar, WordPress ou Blogger, por exemplo, que são as duas mais populares, (ver: Vamos falar sobre blogs?). Com a plataforma que você mais se identificou, feito o cadastro e escolhido o template (a imagem visual do seu blog), vamos para as próximas etapas.

Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – parte 1

Histórico da empresa, ajustando o conteúdo

Todo texto de internet é limitado. Nem todo mundo gosta de fazer longas leituras em telas e muitos costumam ver blogs e demais mídias sociais em celulares, em leituras rápidas, entre uma atividade e outra do seu dia.

Pra quem está começando, é bom estabelecer um limite ou uma média. Costumamos medir os textos por palavras, até 600 palavras é um bom tamanho. No programa de textos, Microsoft Word, no canto inferior esquerdo da tela tem um contador automático de palavras. Nas telas de postagens de blogs também, mas há quem goste de escrever no Word e depois colar no blog. Escolha pessoal.

O texto de histórico da empresa é uma apresentação rápida e deve responder as seguintes perguntas:

– como surgiu a empresa?

– de onde ela veio?

– quem é o fundador?

– qual o segmento que trabalha?

– onde se localiza, matriz e filiais se houver

É importante que as informações sejam passadas em forma de texto, com parágrafos curtos, de forma clara e objetiva.

O tipo de linguagem também é importante e depende muito do seu público. Sempre pense da seguinte forma: para quem eu vou falar? É a hora certa de fazer o seu marketing digital, ou seja, promover a sua marca na web.

Normalmente, a linguagem dos blogs é mais solta e descontraída. Não há muitas formalidades e, às vezes, é como um bate-papo. Como nós temos aqui com vocês. Isso ajuda para que as pessoas se sintam mais à vontade para interagir.

O conteúdo certo também depende de imagens

Sempre que puder, coloque imagens junto ao seu texto. Pode ser apenas uma, mas essa imagem tem que ter uma boa qualidade. E quando falamos em boa qualidade, envolve principalmente, informação e estética.

Conteúdo certo para blogs de empresas

A informação é o conteúdo da imagem. No texto de apresentação, é interessante colocar uma bonita imagem da fachada da sua empresa (se a fachada for bonita, seja realista). Pode ser do interior do seu negócio, de um departamento, do fundador, de alguns funcionários, enfim, de cenários que representem sua empresa e o que você quer passar aos seus leitores.

A estética é importantíssima. Se eu entro num site ou blog e vejo fotos ruins, que não agradem a minha visão, eu nem leio o conteúdo. Não por desinteresse, mas porque visualmente aquilo está me incomodando.

Imagens bonitas atraem os leitores a permanecerem mais tempo no seu blog, a lerem as postagens e, o mais importante, voltar a procurar seu blog por novas informações.

Dica importante: sempre que for selecionar sua foto, olhe-a cuidadosamente, como se estivesse procurando por erros. Costumamos olhar para fotos de modo geral, mas quando estamos no papel de editor, é importante olhar os detalhes. Uma lata de lixo virada, uma pichação na parede, um funcionário mal uniformizado, entre outros fatores, podem ser encontrados por leitores atentos e sujar a imagem que esteja querendo transmitir.