Corpus Christi é uma festa religiosa baseada em tradições católicas. A expressão significa “Corpo de Cristo” e é celebrado 60 dias após a Páscoa. Em Bom Jesus da Lapa, a Capital Baiana da Fé, a festa ganha ainda mais destaque, com algumas particularidades.

O objetivo da comemoração é celebrar o mistério da Eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo – daí o nome. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, e a quinta-feira é em alusão à quando Jesus instituiu o referido sacramento.

Corpus Christi em Bom Jesus da Lapa

Foto: Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista

Corpus Christi: A história

A data foi instituída em meados do século XIII, pelo Papa Urbano IV, depois que a freira Juliana de Mont Cornillon disse ter tido uma visão de Jesus, demonstrando querer que o mistério da Eucaristia fosse celebrado.

Seguido a esse acontecimento, o padre Pedro de Praga enquanto celebrava uma missa na Cripta de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália, presenciou o que foi considerado um milagre eucarístico: gotas de sangue começaram a cari da hóstia consagrada, em cima do corporal – segundo dizem, o acontecimento ocorreu devido à falta de fé do padre sobre a presença real de Cristo na Eucaristia.

Sua dúvida fez com que Cristo se manifestasse para mostrar que realmente sua presença é verdadeira. Sabendo disso, o Papa solicitou que as relíquias de Bolsena fossem levadas até ele, em uma outra cidade próxima – isso foi feito em procissão e ao chegaram o Papa disse: “Corpus Christi” e para honrar esse sacramento, o definiu que o “corpo de Cristo” passaria a ser celebrado.

Fotos da festa religiosa Corpus Christi

Foto: Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista

De acordo com a Bíblia, durante a última ceia, Jesus mandou que celebrassem a sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho, que simbolizavam seu corpo e sangue. E é através da Eucaristia que Jesus nos mostra que está junto conosco e se faz alimento para que tenhamos força para continuar a nossa jornada.

Corpus Christi em Bom Jesus da Lapa

A celebração da data na Capital Baiana da Fé atrai e reúne milhares de pessoas, que participam da Santa Missa, logo em seguida de uma procissão pelas ruas da cidade até chegar ao ponto onde será feita a adoração ao Santíssimo Sacramento. Normalmente a missa é celebrada na esplanada do Santuário e depois sai pelas ruas enfeitadas, indo até a igreja de um bairro (esse ano foi na Catedral em Construção) onde é feita a adoração e bênção do Santíssimo.

A procissão, que sempre é feita pois é parte da celebração, lembra a caminhada do povo peregrino, o povo de Deus, em busca da Terra Prometida. A cidade é enfeitada, suas ruas ganham cores por meio dos grandes tapetes coloridos com desenhos que simbolizam o pão, o cálice e Jesus Cristo, significando a Eucaristia.

Corpus Christi em Bom Jesus da Lapa

Foto: Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista

Essa tradição dos tapetes foi trazida de Portugal pelos colonizadores – os desenhos são feitos de serragem colorida, farinha, areia, borra de café, flores e folhas. Corpus Christi pode ser uma ótima oportunidade para quem quer conhecer a cidade de Bom Jesus da Lapa e visitar o Santuário.

A cidade se prepara para receber os visitantes que chegam de todas as partes do Brasil. A data é propícia, pois além de ser feriado, pode-se acompanhar a festa religiosa católica e conhecer todas as belezas da cidade – seus pontos turísticos, o velho Rio São Francisco e o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que traz a oportunidade de que possa renovar a sua fé e reforçar a sua espiritualidade.

Fotos da festa religiosa Corpus Christi (By Ivanor Borges)

Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista, pelas fotos cedidas para concluirmos essa matéria no site, enriquecimento ainda mais seu conteúdo.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.