No artigo anterior, Geração Z: você conhece os consumidores do futuro, falamos muito sobre renovação, sobre o que está por vir de novo e como é imprescindível que saibamos nos adaptar para este novo. A palavra de ordem é mudança, seja do modo como você pensa como empreendedor, da imagem da empresa, do modo como faz negócio e como aborda seus clientes. É preciso criatividade e inovação para se manter no mercado.

A concorrência está aumentando a cada dia e estamos lidando com consumidores cada vez mais analíticos e exigentes. Abra-se para uma mudança interior, no modo como pensa como empreendedor, e transporte isso para o seu negócio. Olhe o mundo a sua volta, analise a concorrência e vai ver que estamos num processo de transformação.

Criatividade e inovação: dicas para mudar a imagem da empresa

Criatividade e inovação interior

Você já deve ter se deparado com uma situação em que precisa fazer algo muito importante, mas quando tenta iniciar parece que um “branco” toma conta da sua mente e as coisas não fluem. Isso acontece porque ficamos tomados por pressões interiores que nos limitam de ver e ouvir.

Sempre que precisar olhar ao seu redor com clareza, é preciso que esteja bem consigo mesmo. Veja algumas dicas:

Leitura

Procure algo para ler, primeiramente, sobre temas que não tem relação com o seu trabalho, mas que te desperte um bem estar, que lhe agrade. Limpe sua mente de tensões. Depois, você vai procurar por leituras que sejam relacionadas ao problema que quer resolver e utilize como referência para traçar seus planos. Tudo o que lemos fica no nosso inconsciente e nossa mente libera as informações no momento certo. Isso também vale para vídeos que assistimos.

Música

É comum em agências de publicidade e marketing as pessoas trabalharem com fones de ouvido, cada um ouve o estilo que gosta e assim estimula a área criativa do cérebro, além de conseguir manter o foco no que está fazendo e não nos funcionários ao lado. Procure por músicas que te ajudem a pensar e se concentrar na tarefa que tem a fazer.

Saia da rotina

Sair da rotina é sempre ótimo quando você precisa ter clareza nos seus pensamentos, principalmente quando está numa tarefa que está com dificuldades para desenvolver. Busque o que te dá prazer.

Criatividade e inovação na imagem da empresa

Criatividade e inovação na imagem da empresa

Estando bem consigo mesmo e abrindo sua mente para o novo, é hora de colocar essa criatividade em prática em mudanças na sua empresa. Confira as dicas:

Logo da marca

Há quanto tempo a sua empresa possui o mesmo logo? Até o Google mudou o logo há pouco tempo e eles nem precisavam disso, já estão consolidados, mas viram que inovar é preciso e mostra ao público que a empresa está viva, está em transformação. Analise modelos de logo e veja o que pode mudar no seu. Faça uma pesquisa no Google Imagens “logo + ramo do seu negócio”.

Site e redes sociais

Dê uma olhada no seu site com um olhar crítico. Você gosta do que vê? Ele reflete a imagem que você queria? Além disso, ele é atual, é responsivo (se adapta a diferentes formatos, como celulares) e dinâmico (há movimentação de ícones e banners)?

Como está sua página nas redes sociais? Você cria posts exclusivos com o logo e o nome da sua empresa ou fica compartilhando notícias de outros canais e fotos de assuntos supérfluos apenas para gerar engajamento?

Fachada e interior da empresa

Olhe para a sua fachada, para as cores das paredes, para as portas, janelas, móveis… A sua empresa tem uma cara jovem? Qual a sensação que você sente quando olha pra tudo isso? Como será que os seus funcionários se sentem ali? E os seus clientes?

Enchê-lo de interrogações parece causar mais problemas do que oferecer dicas e soluções. Mas quando falamos de estimular a criatividade, o processo inicia em olhar pra si mesmo e exteriorizar aquele pensamento para fora, para o que está ao seu redor. Tente responder a estes questionamentos e crie novos. Você gosta das respostas que tem? Se não, é porque está no momento de mudança.

Criatividade e inovação são fundamentais para a imagem da empresa, como também, para o seu negócio como um todo. Confira mais sobre esse assunto em Ser criativo traz ganhos para o negócio; veja 5 dicas de especialistas. Deixe seu comentário abaixo e conheça nossa página no Facebook. Até a próxima!