É preciso ter cuidado ao utilizar redes sociais. Isso mesmo… As redes sociais causaram uma mudança radical na forma como as pessoas se relacionavam e se comportavam virtualmente. Antes de seu surgimento, havia mais “reservas” no ambiente virtual – você só saberia bastante sobre a vida de um desconhecido se ele lhe contasse.

Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar

Tenha cuidado ao utilizar redes sociais, especialmente em suas informações pessoais

Elas chegaram tímidas, mas com o passar do tempo começaram a se tornar uma extensão da vida de uma pessoa – quando não a parte principal. Há que não dê um passo sem avisar na rede social. Elas se tornaram tão indiscretas que chegaram a ponto de interferir na vida profissional das pessoas e atualmente são, inclusive, ferramentas úteis a recrutadores, que têm em uma rede social, informações suficientes para ajudar a formar um perfil de um futuro candidato a emprego.

Usar as redes sociais com moderação é algo que poucos fazem ou que sabem fazer. Mas deve-se estar atento – e bem atento! – pois há coisas que não devem ser expostas e nem publicadas sem um mínimo de preocupação com o que elas podem causar.

10 coisas que nunca deveríamos publicar em redes sociais

1. Status de relacionamento

Por mais que você queira mostrar àquela colega invejosa do trabalho, que sim, você está namorando, por exemplo, não é muito conveniente expor esse tipo de coisa. Ter um status de relacionamento e de repente, se esse relacionamento acabar e você alterar para “solteira”, especuladores podem achar que você fica sozinha em casa, o que em dias como os atuais, pode ser um pouco perigoso.

2. Data de aniversário

“Ladrões de identidade” circulam aos montes pela internet. Basta uma informação pessoal sua, como a data de aniversário, para eles fazerem um link com o seu nome e já têm dados para aprofundar um pouco mais em uma pesquisa sobre você – podendo chegar a seus documentos, como RG e CPF e utilizá-los de forma criminosa.

3. Indicar a localização

Muito perigoso colocar essa informação, pois significa que você não está em casa, o que faz com que sua casa se torne alvo fácil caso alguém esteja cuidando esse movimento – sem querer assustar, mas é assim que assaltantes planejam assaltos. Outro motivo é porque não se pode negar o fato de que você pode parecer um alvo fácil e dessa forma, está dizendo exatamente onde podem lhe encontrar.

4. Jamais conte que está sozinho em casa

Controle-se ao ter vontade de contar cada passo seu na rede social. “Estou almoçando”, “Vou dormir”, “Chateado/a – sozinho em casa” – essa última é prato cheio caso alguma pessoa não bem intencionada esteja de olho em sua casa.

5. Expor imagens e nomes de crianças da família

Seja seus filhos, sobrinhos, primos etc. Nunca sabemos que acompanha nosso perfil em uma rede social e sabemos que, violência contra crianças é um fato real, presente no dia a dia, como a pedofilia, por exemplo. Caso queira que os familiares e talvez alguns amigos tenham acesso às imagens de seus filhos ou de outra criança de seu convívio, não tenha um perfil público ou faça uso de sua privacidade e as compartilhe somente com quem autorizar.

Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar

Tendo cuidado ao utilizar redes sociais você se livra das armadilhas de oportunistas

6. Inserir informações da empresa onde trabalha

Comentários sobre a rotina de trabalho de uma empresa ou sobre o seu funcionamento, e ainda sobre acontecimentos pontuais não devem ser colocados em sua rede social. Isso pode, inclusive, trazer muita dor de cabeça, caso aconteça