Culinária de Bom Jesus da Lapa

Evolução da Culinária de Bom Jesus da Lapa

O turismo religioso hoje é uma realidade em Bom Jesus da Lapa. Ao longo dos 323 anos de romarias, o município foi se transformando, e a cada ano surgem novas opções em hotelaria e principalmente de bares e restaurantes.

Os pratos típicos da região são cada vez mais pedidos. No centro da cidade, quem procura tranquilidade e boa gastronomia na hora do almoço e jantar, pode desfrutar de vários pratos e se deliciar com a culinária de Bom Jesus da Lapa.

O Restaurante Canoas e o Sítio Nossa Senhora Aparecida são duas excelentes opções de alimentação para quem vai visitar Bom Jesus da Lapa. Não deixe de conferir!

Canoas Restaurante e Bar

No Canoas Restaurante e Bar o clima é muito agradável, em um ambiente diferenciado no almoço e no jantar.

A decoração de madeira traz a impressão de se estar dentro de uma grande embarcação. As fotos que decoram o ambiente contam a história da cidade, do morro santo e da gruta do Bom Jesus da Lapa, que dá pra ver da sacada.

Segundo Lina Amorim, empresária dona do restaurante, além da vista maravilhosa que possuem, eles preparam com frequência o prato da casa: o escondidinho de carne de sol.

O prato é muito simples e leva mandioca, leite, manteiga, farinha de trigo e sal, que juntos formam o purê. Com adição de queijo e uma boa carne de sol frita que devem ser inseridos em um refratário e ir ao micro-ondas por 4 minutos… E pronto!

Os clientes aprovam esta receita do restaurante e bar, que é prática e saborosa. Além disso, gostam muito do ambiente agradável proporcionado e atendimento de qualidade.

Bar e Restaurante Sítio Nossa senhora Aparecida

Você que gosta de uma boa refeição e que fica atento as receitas da TV, pode conferir os segredos da galinha caipira ou galinha de quintal preparada no Oeste Baiano, no Bar e Restaurante Sítio Nossa senhora Aparecida.

O restaurante do Sítio Nossa Senhora Aparecida tem, segundo os romeiros, a melhor galinha caipira da região. Neste local onde funciona um bar e restaurante existe muito verde, muitas flores e muito amor, formando um ambiente familiar para os romeiros.

De acordo com a romeira Ieda Santos, que é comerciante, os turistas vão para lá almoçar e passam o dia todo com as crianças brincando. A cozinha de Dona Dedé (Valdomira), mulher de seu Santinho, está sempre movimentada. Os temperos são colhidos na horta do quintal do próprio sítio e vão fresquinhos para compor os alimentos.

Dona Dedé guarda há várias décadas o segredo que mantém a clientela fiel, crescente. Mas, revela a receita básica: onde se lava o frango em água quente, depois em água fria e se acrescenta duas colheres de óleo, uma colher de sal, uma colher de corante natural e tempero verde. E, para completar, ainda tem o pirão: com água fria e farinha, que são acrescentados em uma panela com caldo de galinha.

Enquanto a Esposa Valdomira cozinha, Santinho fica no atendimento e os clientes se sentem em casa. Segundo o dono, o local recebe gente do Brasil inteiro! O Bar e Restaurante Sítio Nossa senhora Aparecida dá um toque especial na culinária de Bom Jesus da Lapa, com comida típica, fazendo os visitantes se sentirem em casa.