O que fazer quando chega aquele momento na vida profissional em que tudo para, a carreira dá uma estagnada e faz o profissional pensar se há ainda o que avançar ou se talvez possa ser o momento de mudar de ares?

Às vezes as pessoas se acomodam em sua posição e esquecem que o mercado de trabalho é dinâmico, que mudanças ocorrem a todo o momento, em todas as profissões. Ou às vezes isso acontece porque a pessoas está desgostosa com a sua ocupação, cansada ou estressada.

Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: há que se atualizar sempre. Reciclar o conhecimento ajuda a dar uma alavancada na carreira e ajuda também àqueles que querem trocar de ocupação, tentar algo novo, pôr em prática habilidades que não estão sendo usadas.

Qual a forma de fazer isso? Cursos de qualificação podem ser a solução. E o melhor: há uma grande variedade de cursos online, que facilitam para quem não tem muito tempo para se deslocar e frequentar um curso presencial.

Cursos de qualificação podem ajudar a dar uma alavancada na vida profissional

Cursos de qualificação podem ajudar a dar uma alavancada na vida profissional

Os cursos de qualificação se dividem em presenciais e a distância e em cursos pagos e cursos gratuitos. Alguns são minicursos, pois têm duração de poucas horas, mas não significam que não ajudem – eles têm o seu conhecimento a compartilhar. O mesmo acontece com os cursos pagos e os gratuitos. A diferença? O certificado. Os pagos, certificam, alguns ditos gratuitos, cobram para certificar, enquanto os gratuitos, alguns certificam, outros não.

Cursos de qualificação pagos e gratuitos

Cursos de qualificação pagos

Curso 24 horas: este é um exemplo de site que oferece cursos de 30, 35, 55 horas ou outras tipos de carga horária. Os cursos têm também valores variáveis, mas há cursos a partir de R$ 30,00. Há diversos cursos disponíveis, na área de educação, administração, mídias sociais, comunicação e hotelaria e turismo e muitos outros.

Prime Cursos: essa plataforma oferece cursos gratuitos e à distância, que na verdade não são tão gratuitos assim, pois cobra para emitir o certificado. Mesmo assim, é nos moldes do anterior, são cursos de poucas horas e com preços acessíveis.

Há várias outras plataformas nesses moldes.

Cursos de qualificação gratuitos

Cursos de qualificação gratuitos

Aqui tudo fica bastante interessante. Há várias instituições de renome que disponibilizam totalmente grátis, aulas que podem fazer uma grande diferença na carreira profissional. Dá uma olhada nesta lista:

Veduca: oferece cursos totalmente grátis em instituições de ensino como Unicamp, USP, UnB e várias outras universidades brasileiras, assim como grandes universidades americanas, como Harvard e MIT. A plataforma também oferece cursos pagos e certificados, dependendo do que se busca, sabemos que não é dinheiro jogado fora, é um investimento em conhecimento.

Escola Virtual Fundação Bradesco: a Escola Virtual tem vários cursos a distância e gratuitos. Basta fazer o cadastro no site e seguir as orientações, que a plataforma já libera o acesso. Tem cursos de Gestão e Governança, Informática, Administração, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos (muito atual, já que a cada dia surgem cada vez mais aplicativos para facilitar a vida de quem vive conectado) e outros.

TIM TEC: o Instituto TIM tem um espaço onde disponibiliza cursos online e gratuitos na área de tecnologia, como desenvolvimento de softwares, design de interfaces, desenvolvimento web com Java,  desenvolvimento web PHP , lógica de programação, desenhos de jogos e  muitos outros.

Esses são apenas alguns exemplos de cursos que podem melhorar ou mudar a vida profissional de qualquer um. Mesmo que seja pelo simples fato de somar conhecimentos, vale a pena, pois saber e conhecer, nunca é demais. E pense na diferença que um curso fará no seu currículo.