DDR é a sigla para Dispositivo Diferencial Residual, que é um dispositivo de proteção contra correntes residuais. Também conhecido por Diferencial Residual (DR), ele é o responsável por detectar as fugas de corrente, que é quando a energia dos condutores ‘vaza’, devido à alguma falha no isolamento dos condutores de um circuito, e acaba desarmando o disjuntor onde está com problema, evitando assim, que alguém possa levar um choque – a corrente elétrica costuma ‘fugir’ para a terra através do corpo humano.

Grosso modo, o DR é interruptor que desliga automaticamente correntes elétricas de intensidade pequena (de centésimos de ampere), as quais um disjuntor comum não consegue detectar, mas que se percorrerem o corpo humano, podem ser fatais.

Dispositivo Diferencial Residual | O que é e para que serve?

É muito importante a utilização do dispositivo diferencial residual

Os DDRs – ou DRs – são os meios mais eficazes de proteger pessoas e animais domésticos contra choques elétricos. Eles são os únicos meios ativos de proteção contra os contatos diretos e às vezes os mais adequados na hora de proteger contra contatos indiretos.

O que é contato direto? É quando alguém toca um condutor carregado eletricamente quando está em funcionamento normal.

O que é contato indireto? É quando alguém toda algo que normalmente não é condutor de eletricidade, mas que por alguma falho no isolamento, por exemplo, se transformou em um condutor.

Outras funções dos DRs é exercem proteção contra incêndios, como se fossem ‘vigilantes’ da qualidade da instalação elétrica.

Alguns dados que mostram o quão importante é a utilização do dispositivo diferencial residual

  • A porcentagem de acidentes elétricos chega a 43% em residências, 30% em indústrias e 27% em outros tipos de locais – isso pode diminuir caso o dispositivo seja usado.

  • 3,4% da mortalidade infantil no Brasil, considerando crianças de 0 a 14 anos, t~em como causa choques elétricos.

  • A cada 5 choques, 1 deles é fatal.

É muito importante que estejamos atentos aos projetos elétricos de nossas casas e dos ambientes de trabalho, cada detalhe faz a diferença e não pode ser subestimado, como é o caso do uso do Dispositivo Diferencial Residual. Portanto, um sistema de aterramento eficaz e completo deve prever o fio terra e o dispositivo DR.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Obrigatoriedade do uso do DR

  • Em circuitos que são pontos de utilização e que estejam em locais que contenham chuveiro e banheira e nos que alimentam tomadas em áreas externas das edificações, bem como em circuitos internos que possam a vir a serem utilizados para alimentar equipamentos na área externa.

  • Esse dispositivo é obrigatório em áreas molhadas como saunas, banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas. Também é obrigatória a sua instalação em shoppings, supermercados, hotéis e prédios públicos.

Como é feita a instalação do dispositivo

A instalação do DR é feita diretamente no quadro de distribuição de energia elétrica.

O motivo da exigência de instalação do DDR

Essas exigências existem porque um circuito não deve ser afetado caso outro falhe, nem que por conta de algum defeito em um dos circuitos, uma área inteira não fique sem energia elétrica. E também pelo que já falamos anteriormente, sobre ser medida de proteção adequada contra choque elétrico.

dispositivo diferencial residual

Um sistema de aterramento eficaz e completo deve prever o fio terra e o Dispositivo Diferencial Residual.

Já nos circuitos de iluminação não há a obrigatoriedade de instalação do DR, mas é importante que os circuitos de tomada sejam separados dos circuitos de iluminação – e o custo não é muito alto. Essa separação é importante devido à crescente presença de aparelhos eletrônicos que provoca, nas instalações, um aumento na presença de harmônicas, o que pode atrapalhar o funcionamento geral das instalações. Para evitar essa interferência provocada pelas harmônicas, deve-se separar as cargas que estão perturbando em circuitos independentes.

Caso tenha dúvidas, há quem possa lhe auxiliar e dar mais informações sobre os dispositivos residuais: a Ponto do Eletricista, uma loja de materiais elétricos que tem tudo o que você precisa para o seu projeto, bem como funcionários treinados e qualificados para lhe dar um bom atendimento e ajudar com as suas dúvidas.

Publieditorial