Perguntar a um indivíduo sobre conquistas, a primeira alternativa que vem a mente é a conquista da casa própria. Comprar a casa própria não é uma tarefa fácil, já que toda compra tem riscos. O corretor de imóveis tem como função reduzir os erros no meio do caminho, mas para isso é preciso saber escolher o profissional ideal. Por isso, entramos em ação para abordar o que você deve saber antes de contratar um corretor de imóveis.

Com a ajuda de um corretor de imóveis o caminho fica fácil de ser percorrido, pois a compra de um imóvel é um processo que deve ser levado a sério. O corretor é um profissional que tem o conhecimento necessário para facilitar a compra da casa própria.

O que você deve saber antes de contratar um corretor de imóveis?

O papel do corretor de imóveis

Fala-se muito nesse profissional, mas muitos não sabem qual é a a principal função do corretor de imóveis: intermediar a compra do imóvel, ajudando na aproximação do vendedor com o comprador e fazer uma análise dos documentos do imóvel.

Um corretor de imóveis de sucesso ou de confiança tem como obrigação procurar opções de financiamento e também checar as instalações do imóvel para saber se o local não tem infiltrações ou outros defeitos.

Pontos importantes antes de contratar um corretor de imóveis

Agora que já sabe o papel de um corretor de imóveis fica mais fácil contratar um. Para enriquecer seu conhecimento na hora de contratar um corretor de imóveis, o Central da Lapa fornece outros pontos importantes. Antes de contratar esse profissional, veja os pontos abaixo:

Checar se o corretor de imóveis é confiável

Tome como conselho, que não é qualquer pessoa que pode intermediar a compra da sua casa. O corretor de imóveis pode ter experiência e mostrar qualidade no que faz, mas isso não deve ser abraçado caso ele não seja registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Antes de contratar um corretor, mesmo que apresente boas qualificações, analise se o próprio está registrado no CRECI da região. Aproveite a pesquisa e verifique a situação da imobiliária, que também deve estar cadastrada no site. Fique atento ao número do CRECI da imobiliária, já que precisa estar visível nos anúncios da empresa.

Dica final para contratar um corretor de imóveis

Busque referências de pessoas confiáveis antes de contratar um corretor de imóveis

Leia e releia o contrato quantas vezes for preciso

É de sua obrigação escolher o contrato por escrito, porque as contratações informais deixam o cliente desprotegido no caso de fraudes e nas situações em que o serviço não é feito. Segundo especialistas, esse ponto passa a ser muito importante.

A importância desse contrato é que no documento deve conter todas as obrigações do corretor. Dessa maneira é possível recorrer caso o serviço não seja concluído, pois a lei informa que o contratado é obrigado a realizar tudo que foi combinado com o cliente.

Dica final para contratar um corretor de imóveis

Vale ressaltar que a indicação de amigos, vizinhos e familiares não pode ser descartada, onde muitos corretores de imóveis que se dizem profissionais tem a cara de pau de abandonar seus clientes logo após receber sua comissão. Sempre que necessário peça referencias quando for contratar um corretor de imóveis. Para ver a lista de corretores de imóveis cadastrados no Central da Lapa, clique aqui.