Economia de energia elétrica: esse é um tema recorrente, mas nunca é demais lembrar e dar dicas principalmente em um ano em que a tarifa de energia elétrica aumentou absurdamente e que, ainda corresse o risco de ter mais um aumento.

Aquele susto que tomamos todo mês ao abrir a conta de energia elétrica pode ser amenizado, basta que haja bastante disciplina e comprometimento, com a missão, com o bolso e com o meio ambiente, uma vez que tudo se encaminha para que encontremos formas de sustentabilidade e que sejamos capazes de ‘dar um descanso’ aos nossos recursos naturais e assim, pensando no futuro, evitarmos grandes possíveis colapsos.

Como fazer isso? Veja as dicas da Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa.

Economia de energia elétrica

Energia elétrica: como usar e economizar

Segundo especialistas, mesmo em épocas em que o consumo de energia aumenta significativamente ­ como no verão, há formas de conseguirmos uma boa economia de energia elétrica. Mesmo exigindo mais da geladeira, ventiladores e condicionadores de ar sempre ligados, alguns truques podem ser bem eficientes e ajudar na economia.

Na verdade os “truques” nada mais são do que algumas pequenas mudanças de hábitos, mas que fazem uma grande diferença no final,­ outros são mesmo formas de aproveitar a luz natural, que é de graça e faz bem ao espírito e à saúde.

Dicas de economia de energia elétrica

Troca das lâmpadas incandescentes: dê esse primeiro passo no caminho da economia. Opte pelas lâmpadas fluorescentes compactas, elas proporcionarão uma grande diminuição no consumo de energia e consequentemente, na conta de luz. (Considerando um apartamento de 2 dormitórios, estima-­se que essa economia chegue a somar um valor aproximado de R$ 250,00 anualmente).

Ambientes vazios, as luzes e aparelhos desligados. Televisores, ar condicionados e computadores sempre desligados, pois aparelhos ligados continuam consumindo energia. Portanto, se não estiverem sendo utilizados, retire-­os da tomada. E luzes apagadas, não esqueça! Recintos vazios não têm necessidade de ficarem iluminados.

Na cozinha, sempre alerta com a geladeira e fogão: bem longe um do outro. O motivo? O calor do fogão pode fazer com que a geladeira precise gastar mais energia para conseguir manter-­se funcionando bem e gelando de forma eficiente.

● Considerado um dos grandes vilões no gasto de energia elétrica, o chuveiro elétrico merece uma atenção especial: nada de ficar muito tempo no banho e deixe-­o na posição verão, que é a mais econômica. (Há uma estimativa de que o chuveiro na posição verão proporciona uma economia de até R$ 6,00 mensais por pessoa).

Lavadoras de roupas também podem economizar luz. Se for comprar uma, verifique as informações de consumo por ciclo ­ essas informações constam na etiqueta das mesmas. E quanto for lavar roupas, a ideia é otimizar, pois ela gastará da mesma forma se estiver pela metade ou cheia, então aproveite a capacidade total da máquina, indicada pelo fabricante.

Condicionadores de ar sempre limpos, pois como eles tendem a acumular sujeira e poeira, isso impede que o ar circule livremente, forçando o aparelho a trabalhar mais e consumir mais energia. Há um cálculo de tamanho da sala, quantidade de aparelhos elétricos, quantidade de pessoas que utilizam o ambiente, que dá o resultado do tamanho ideal de ar (em BTUS). Um ar condicionado pequeno para um local grande, também forçará o aparelho a trabalhar mais e consumir bem mais energia elétrica.Como aproveitar melhor a luz do dia.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Outra forma de economia de energia elétrica: aproveite a luz do dia

Persianas e janelas abertas durante o dia, com a luz entrando nos ambientes, evitando assim, a necessidade de ter luzes ligadas e, dependendo da época, evita também a necessidade de ventiladores, já que janelas e portas abertas ajudam a ventilar os cômodos.

● Sempre que possível opte por cortinas claras. As mais escuras costumam bloquear a claridade, enquanto que as claras deixaram que a luz natural entre nos ambientes.

● Para quem vai construir ou reformar, a dica é que lembre desse detalhe na hora do projeto grandes janelas e bem espalhadas pela casa ­ e assim a casa pode ser projetada para que tenha bastante iluminação natural. Nesse item, também deve ser considerada a opção por claraboias, que são ótimas para iluminar naturalmente ambientes.

Como dissemos, são pequenos hábitos ou decisões inteligentes, que fazem uma grande diferença no consumo de luz de sua residência e na conta de energia elétrica.

Publieditorial