O ar condicionado é um dos aparelhos elétricos que mais consome energia. Mas há algumas formas de você diminuir o consumo e aproveitar todos os benefícios desse aparelho tão desejado por nós naqueles dias insuportáveis de calor ou de frio, onde o fio é intenso – e o melhor: sem sustos na hora que receber a conta. E tem mais, além de reduzir a sua conta de energia elétrica, ainda está agredindo menos o meio ambiente.

Para economizar energia de forma eficiente é preciso que as pessoas conscientizem-se de que devem seguir as sugestões à risca – basta lembrar o quanto se desembolsa toda vem que precisa pagar a conta e considerando os últimos aumentos significativos que tivemos na tarifa de energia elétrica.

Por isso, a Ponto do Eletricista, sempre pensando no bem-estar de seus clientes, amigos e até mesmo futuros clientes, traz aqui alguma dicas muito úteis para ajudar nessa missão, que não é uma das mais fáceis.

Economizar energia mesmo utilizando ar condicionado

É possível economizar energia mesmo que esteja utilizando ar condicionado

Veja aqui as dicas para economizar energia mesmo com ar condicionado:

  • Considere os fatores essenciais para o bom desempenho do ar condicionado, que são o tamanho da sala, o número de pessoas que normalmente a utilizam, o número de aparelhos elétricos e a exposição da sala ao sol. Existe um cálculo para isso, para que se saiba qual a capacidade do ar condicionado é a mais adequada. por que isso é importante? Por que um equipamento mal escolhido, uma capacidade menor, por exemplo, vai fazer com que o aparelho precise forçar mais para refrescar determinado ambiente e isso irá gerar mais gasto de energia.

  • Quando for comprar um condicionador de ar, fique atento ao selo Procel de Economia de Energia, que é uma orientação ao consumidor, que indica os melhores níveis de eficiência energética e que contribui com a redução de impactos ambientais.

  • Se puder, dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer, que torna possível a programação para o desligamento do ar condicionado. Essa função do timer, a “dormir”, ajuda a economizar energia, pois modifica a temperatura e e exige menos esforço para resfriar ou aquecer determinado ambiente.

  • Mantenha o ambiente sempre fechado, evitando a entrada de ar externo no local, dessa forma não ‘forçando’ o aparelho, o gasto com energia será menor.

  • A localização do ar condicionado é muito importante, ele não deve ser colocado em lugares quentes, próximo à equipamentos elétricos, por exemplo, ou onde pega muito sol – isso faz com que ele trabalhe mais ocasionando um gasto maior de energia. Evite também deixá-lo próximo a locais onde o ar não circule livremente, como divisórias, móveis, cortinas ou cantos de parede.

  • Uma boa limpeza e com certa frequência, também ajudará no melhor funcionamento do aparelho. A sujeira impede que o ar circule livremente, forçando o aparelho a trabalhar mais e, você já sabe, isso gera um gasto maior de energia elétrica. Por isso, mantenha os filtros sempre em dia.

  • Outro cuidado extremamente necessário é com equipamentos e lâmpadas ligados no ambiente, uma vez que emanando calor, exigem bastante do ar condicionado. Por isso, quando não os estiver utilizando, desligue-os.Além de ajudar o ar condicionado a trabalhar, irá economizar energia (tanto com as lâmpadas ou equipamentos desligados quanto com o próprio ar).

  • A dica mais importante de todas: habitue-se a desligar o ar condicionado sempre que for se ausentar de onde está por período prolongado.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Como pode ver, são pequenas atitudes que, somadas, farão uma grande diferença na sua conta de luz. A loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa preocupou-se em dar essas linhas gerais para economia com o ar condicionado porque sabe que muitas vezes nem paramos para pensar nesses pequenos detalhes. Faça o teste e veja a economia que fará todo mês.

Nós abordamos em um outro artigo dicas importantes para escolher o ar-condicionado ideal de acordo com o ambiente e quantidade de pessoas que irá ocupá-lo. Esse artigo pode também ser um boa dica para economizar energia, mesmo utilizando ar-condicionado. Para conferir o artigo, clique aqui.

Publieditorial