Eletrodutos, também chamados de conduítes, são dutos, que tem como objetivo proteger cabos e condutores que passam por uma camada subterrânea, protegendo melhor uma instalação elétrica, considerando que o local (subterrâneo) requer uma maior proteção.

Os eletrodutos protegem os condutores elétricos contra algumas influências externas, como choques mecânicos ou agente químicos, citando algumas. Em outros casos, podem proteger o meio de perigos de explosão ou de incêndio, que podem ser resultantes de faltas envolvendo condutores.

Eletrodutos ou conduítes podem ser metálicos ou isolantes. Podem ser ainda magnéticos ou não magnéticos e segundo a IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), eles se classificam em  rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis.

Eletrodutos: função e tipos

Eletrodutos rígidos

São tubos de aço sem costura, galvanizados a fogo e têm a função de suportar e proteger os fios e cabos de circuitos elétricos. São destinados a instalações elétricas residenciais e industriais como refinarias de petróleo, indústrias de explosivos, petroquímica, centrais elétricas e indústrias em geral.

Os eletrodutos ou conduítes rígidos também são fabricados em PVC, porque ele tem propriedades de isolamento térmico e elétrico.

Eletrodutos curváveis

São os eletrodutos que pode ser dobrado com a mão, usando uma força razoável, mas sem qualquer outra ajuda.

Eletrodutos transversalmente elásticos

Eletrodutos transversalmente elásticos são geralmente de polietileno de alta densidade, e são aplicados em linhas embutidas, principalmente em prédios residenciais e comerciais. Sua principal vantagem sobre os eletrodutos rígidos é a facilidade de instalação e o fato de dispensarem o uso das tradicionais curvas.

Eletrodutos flexíveis

Os eletrodutos flexíveis podem ser metálicos, em geral constituídos por uma fita de aço enrolada em hélice, por vezes com uma cobertura impermeável de plástico, ou isolantes (de polietileno ou de PVC). Costuma ser aplicado em ligações de equipamentos que apresentem vibrações ou pequenos movimentos durante seu funcionamento.

Aplicação dos eletrodutos

Eletrodutos ou conduítes são aplicados em instalações de telefonia e instalações elétricas – embutidas em lajes, paredes ou pisos. E também são aplicados em instalações enterradas, envelopados em concreto.

Os cuidados que se deve ter na instalação de eletrodutos

Os cuidados que se deve ter na instalação de eletrodutos

Antes de falarmos sobre os cuidados, vamos frisar a importância de que se tenha um profissional especializado na área para fazer as instalações, além de um bom projeto elétrico – que é parte da função do próprio profissional ou de um engenheiro elétrico. Isso evita muitas dores de cabeça futuras.

Cada tipo de instalação requer um tipo de eletroduto, indicado pelo profissional que vai fazer o trabalho. Muitas vezes ocorrem problemas quando se faz a instalação de eletrodutos – um deles é o achatamento do tubo, que pode ser evitado se, no momento da instalação, forem utilizados protetores sobre o tubo.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Em instalações de eletroduto flexível, por exemplo, se deve ter o cuidado de usar luvas de pressão, para que se evite falhas, que podem permitir que a nata de cimento passe para o interior da tubulação.

Quem pode dar mais informações sobre tipo, utilização e tudo mais sobre eletrodutos ou conduítes é a loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista. Você que mora em Bom Jesus da Lapa e região e precisa desse material ou de qualquer outro tipo de material elétrico e afins, basta ir até a loja que o Reinival e toda a equipe de atendimento está pronta para disponibilizar toda a ajuda que o cliente precisa.