A eletrofita veio como uma solução inteligente para instalações elétricas sem que haja a necessidade de quebrar paredes. Uma grande inovação, uma solução que se fazia necessária para evitar que fios fiquem soltos e aparecendo, cada vez que se precisa fazer algo na parte elétrica e que não se pode mexer na estrutura do prédio.

Eletrofitas – o que são?

Eletrofitas são condutores elétricos de alta tecnologia, que têm o formato de uma fita autoadesiva e que foi criada para ser aplicada em paredes, lajes, tetos, drywall e pisos, de forma rápida e prática, sem que fiquem relevos nas paredes e superfícies.

Eletrofita - o que é?

Podem ser aplicadas em instalações já existentes ou em reformas, quando se precisa redistribuir pontos de tomadas, por exemplo.

Quem precisa mexer em instalação elétrica de imóvel alugado, tem na eletrofita uma aliada de peso, pois é de remoção simples, tornando fácil a entrega do imóvel em condições originais.

O leitor pode encontrar eletrofitas na Ponto do Eletricista, que vai ajudar, tirando algumas dúvidas que podem surgir com relação a esse item de material elétrico.

Dúvidas sobre eletrofitas? A Ponto do Eletricista esclarece todas elas:

Eletrofita é para colar os fios?

Não, a eletrofita é o fio isolado e adesivado.

A conexão da eletrofita com a rede, como é feita?

Há conectores próprios na linha de acessórios, mas a conexão pode também ser feita com solda estanho ou crimpagem.

A voltagem – a eletrofita serve para 110 v e 220 v?

Serve sim, mas há algo que deve ser observado: a amperagem, uma vez que a voltagem pode exigir mais capacidade do que a instalação pode fornecer. Há uma fórmula que pode ser usada para calcular:

____watts____

amperes x volts

Exemplos:

2200W = 20A

110V

1100W = 110V

10A

15A x 220V = 3300W

Dá para fazer uma curva ou cotovelo com a eletrofita?

A eletrofita pode ser dobrada sim, mas atenção à face adesivada, ela tem que ficar para baixo. Para isso, é necessário que se dobre duas vezes.

A eletrofita pode ser aplicada em qualquer superfície?

Sim, desde que seja uma base estável, boa para adesão – que não é o caso de paredes com tinta descascando ou paredes com umidade, essas devem ser consertadas antes da utilização da eletrofita.

Há como a eletrofita sofrer sobrecarga ou pegar fogo?

Não, pois ela resiste à altas temperaturas e o desarmamento de disjuntores ou a queima de fusíveis acontecem bem antes de dar tempo a que aconteça algo com o material (eletrofita).

A eletrofita pode ser usada em ambientes externos?

Não, ela é recomendada para uso em ambientes internos.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Dicas úteis para ajudar na instalação da eletrofita

  • Medir a distância da ligação a ser instalada e riscar com giz ou com lápis o caminho, para conseguir saber quantos metros serão necessários;

  • Verificar a capacidade que será necessárias em amperes e os conectores necessários;

  • Examinar a superfície onde a eletrofita será aplicada: sem unidade, nem poeira ou outros elementos, como óleo, graxa etc. Como já se disse antes, paredes descascadas também devem ser consertadas – se forem superfícies ásperas, é recomendável que se passe uma lixa fina para remover os caroços e pontas;

  • Se a temperatura estiver abaixo de 18º, aconselha-se o uso de aquecedor ou secados de cabelos para tirar um pouco da umidade, uma vez que em ambientes frios e úmidos fica prejudicada a adesividade;

  • Após aplicada, se deve esfregar bem forte para a retirada de possíveis bolhas que tenham se formado;

  • Após a sua aplicação, não se deve tentar retirá-la, pois ela não pode ser reutilizada.

Há muito mais sobre orientações e dicas de instalação, que certamente acompanham o material. Mas precisando de orientação e precisando comprar eletrofita, basta ir até a Ponto do Eletricista Materiais Elétricos, lá o cliente encontra tudo o que procura em materiais elétricos e ainda encontra uma equipe capacitada a dar dicas e informações sobre qualquer tipo de material.