O Central da Lapa, dando sequência à série especial entrevistando profissionais de Bom Jesus da Lapa, aborda um ramo bem interessante, imprescindível para qualquer empresário e microempresário: a contabilidade. Para trazer alguns pontos importantes sobre a profissão, Fábio Teixeira realizou uma entrevista com Leonilton Cardoso, contador há mais de cinco anos.

Entrevista com Leonilton Cardoso

Há quanto tempo, Leonilton, você atua como contador em Bom Jesus da Lapa?

Leonilton – Sou contador aqui há cinco anos. Parece que são 5 meses o tempo passa rápido (risos)

Qual a melhor definição que você dá para o Contador?

Leonilton – O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa, é uma das profissões que mais cresce no Brasil e de extrema importância para o desenvolvimento social.

Entrevista com Leonilton Cardoso Bom Jesus da Lapa

Ao abrir uma empresa qual é o passo seguinte de um empreendedor?

Leonilton – Eu oriento a procura de um contator antes mesmo de abrir uma empresa. De preferência, procurar um profissional sério e capacitado, pois ele identificará todas as demandas do empreendimento e irá indicar o plano correto da empresa, ou seja, a modalidade em que a mesma será enquadrada.

Como você acredita que a sociedade vê o profissional de contabilidade no âmbito de sua profissão?

Leonilton – Infelizmente, e erroneamente, muitas pessoas enxergam o contador como um profissional que vai gerar despesas e custos para a empresa, o que é uma visão completamente equivocada, pois é justamente o contrário desse raciocínio. Contratar um profissional de contabilidade, significa cuidar da saúde financeira da sua empresa.

Dentro de uma empresa o contador às vezes pode exercer funções semelhantes a de um administrador?

Leonilton – O contador não é um profissional engessado dentro da empresa. Um administrador não pode ser uma contador , mas um contador pode administrar uma empresa, pois tendo uma visão abrangente do negócio ele pode emitir relatórios para tomar as melhores decisões; pode orientar na tomada de empréstimos de terceiros, ou seja, é um campo de atuação muito amplo.
 

Por que um empresário tem que contratar o serviço de um contador competente?
Leonilton – É necessário o empresário buscar sempre um profissional de muita competência, uma vez que o contador é quem dá formação, educação e disciplina de um empresário, dando limites e orientações necessárias diárias para o andamento de uma empresa. Enfim, contratar um profissional não competente e barato no final pode sair muito caro.

leonilton-cardoso-bom-jesus-da-lapa

Qual o impacto que um empreendimento bem acompanhado por um contator e outros profissionais traz para a sociedade como um todo?

Leonilton – Olha, eu considero a empresa como um organismo vivo que necessita ser bem cuidado desde o seu início. E, dessa forma, certamente vai impactar com a sua atuação na sociedade, pois esse empreendimento irá consumir, pagar impostos, gerar empregos que irá impactar e desenvolver a economia local. Por isso que um empreendimento não gera benefícios apenas para o empreendedor, mas para toda comunidade.

Qual a importância do contador para o planejamento tributário?

Leonilton – O contador está para o planejamento tributário assim como Pelé está para o futebol (risos). A falta de conhecimento, principalmente dos pequenos empresários, sobre a Legislação Tributária dificulta muito a tomada de decisões da empresa.

Qual o conselho que você dá para os empresários nesse sentido?

Leonilton – O conselho que eu dou é buscar conhecimento na internet e com o seu próprio contador que deve estar apto para tirar qualquer dúvidas.

Você gosta da sua profissão?

Leonilton – Eu gosto muito do que faço. O que eu faço na contabilidade faço com prazer e acho que é isso que me dá forças e ânimo para prosseguir nessa profissão.