No mês da Mulher, o Central da Lapa entrevista a Pastora e Escritora Mirian Brito, que fala sobre quando começou a escrever, como foi o processo até se identificar como escritora e sobre o seu mais novo livro: A Mulher Virtuosa – Escrevendo a Nova História do seu Lar, que em breve será lançado no III Congresso Regional da Igreja e a Cidade no Oeste da Bahia, na Igreja Batista Missionária.

Sobre a Pastora e Escritora Mirian Brito

Central da Lapa entrevista a Pastora e Escritora Mirian Brito

Mirian Brito é formada em Teologia Judaico Messiânica e reside em Bom Jesus da Lapa (BA) há mais de 20 anos onde realiza um trabalho com mulheres desde o ano em que aqui chegou. Ela que é casada há mais de 25 anos com o Pr. José Alves, resolveu compartilhar tudo o que ela aprendeu em seus 20 anos de trabalho com as Mulheres daqui, e como ser uma Mulher Virtuosa e manter um bom relacionamento familiar por muitos anos.
Conheça agora, um pouco mais sobre ela e sobre o seu livro.

1 – Como poderemos descrever Mirian – Mulher?

Uma mãe, uma filha, uma esposa e uma escritora, serva de Deus, que procura a cada dia ser uma Mulher Virtuosa. Gosto de coisas simples, como passar um tempo com a minha família e estudando. Fui professora por muito tempo, e o hábito de estudar continua ativo! (risos)

Outra coisa que eu realmente gosto de fazer é de cuidar do meu lar, todos os dias, apesar da correria, eu procuro colocar os alimentos à mesa e aproveitar aquele tempo com meu esposo e minha filha.

2 – Quando você começou a escrever e em que momento decidiu ser escritora?

Quando começamos a fazer as reuniões semanais com as mulheres. Eu sempre ia para um canto da casa com a minha Bíblia e orava ao SENHOR sobre o que Ele queria que falasse para aquelas mulheres. Com a inspiração Dele no meu coração comecei a escrever os estudos que mais tarde resultaram nesse livro.

Nunca houve uma decisão ” agora serei escritora” houve apenas um desejo de ser uma auxiliadora de mulheres, o livro foi a ferramenta para atingir uma maior quantidade de mulheres. Hoje, por causa do livro, ajudo mulheres em Manaus, algumas cidades do interior do Pará, dentre outras Cidades do nosso País.

3 – Como surgiu à inspiração para escrever um Livro sobre a Mulher Virtuosa- Escrevendo a Nova História do seu Lar.

A inspiração veio primeiramente de Deus, pois ELE vê como o homem não vê (I Samuel 16.7b), mas quando eu e meu esposo chegamos, em 1996, para realizar o trabalho missionário aqui na Lapa, eu percebi que havia muitas mulheres que enfrentavam problemas nos lares e tinham que passar por isso sozinhas.

Meu coração foi tocado pelo Espírito Santo de Deus a começar um trabalho com elas. Reunimos-nos semanalmente na igreja para orarmos, cantarmos e conversamos. Nessa ocasião, eu ministrava a Palavra de Deus com passagens bíblicas que as levariam a uma certeza e convicção de que Deus agiria em favor de cada uma.

Com o passar dos anos, o ministério foi crescendo, muitas vidas foram abençoadas e senti em meu coração a necessidade de compartilhar isso com muitas mulheres ao redor do Brasil.

4- O que é ser uma Mulher Virtuosa?

A palavra virtuosa define alguém que tem virtudes, ou seja, que possui a inclinação habitual para pensar e fazer o que é correto, só que a Mulher Virtuosa não é perfeita! Ela chora, sofre, muitas vezes pensa em desistir de tudo, mas por possuir a Virtude em seu coração ela não desiste, pois sabe que possui um papel fundamental na transformação do seu lar, das pessoas que estão perto dela e de sua cidade.

5 – O que uma Mulher precisa para alcançar estas Virtudes?

A Bíblia diz que: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.” (João 3.27). Então, todas nós possuímos virtudes, qualidades, coisas boas… Mas nascemos com uma inclinação também para o que é mal por causa do pecado. Um bom exemplo disso é uma criança pequena que faz algo errado e que ninguém a ensinou, como mentir, enganar etc.

Precisamos trabalhar aquilo que temos de bom para sermos melhores a cada dia. Nenhuma pessoa é completamente má ou completamente boa. O melhor jeito de alcançar essas virtudes é nos alimentarmos com a Palavra de Deus e realizar boas atitudes.

6-Sobre os desafios que a Mulher Virtuosa terá que fazer a cada capítulo, como serão?

Em cada capítulo ela será levada a um desafio e com o Diário da Mulher Virtuosa ela poderá anotá-los e verificar o seu desempenho no dia a dia; será algo prazeroso, pois ela não se sentirá sozinha em sua caminhada e poderá compartilhar tudo aquilo que está em seu coração com milhares de mulheres que também estarão fazendo. Creio que isso dará forças para continuar a caminhada além de permitir fazer mais amigos.

7- Destaque uma Mulher Virtuosa na Bíblia.

Existem muitas mulheres na Bíblia que exerceram tão bem o seu papel de mãe, esposa, serva, trabalhadora… Mas uma em especial e que muito nos ensina é Sara a esposa do Patriarca Abraão, ela seguiu seu esposo deixando a comodidade do seu lar, a sua estabilidade, e o seguiu rumo ao “lugar desconhecido”, Abraão havia recebido de Deus o chamado e, com certeza, Sara não questionou , acompanhou o seu esposo e apesar de toda luta ela não desistiu dos seus sonhos e projetos e buscou em Deus a realização e se tornou mãe, apesar de ser estéril, Deus abriu a sua “madre” e ela concebeu dando a luz um menino chamado Isaque. Abraão e Sara são considerados pais de multidões.

Comecei o trabalho com mulheres dando o nome de “ Filhas de Sara”pelo exemplo e dedicação, companheirismo e , sendo casada com Abraão, esta mulher tornou-se “mãe de multidões” e em I Pedro 3.6 diz: …como fazia Sara,que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor,da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.

8 – No Livro você fala sobr