No mês da Mulher, o Central da Lapa entrevista a Pastora e Escritora Mirian Brito, que fala sobre quando começou a escrever, como foi o processo até se identificar como escritora e sobre o seu mais novo livro: A Mulher Virtuosa – Escrevendo a Nova História do seu Lar, que em breve será lançado no III Congresso Regional da Igreja e a Cidade no Oeste da Bahia, na Igreja Batista Missionária.

Sobre a Pastora e Escritora Mirian Brito

Central da Lapa entrevista a Pastora e Escritora Mirian Brito

Mirian Brito é formada em Teologia Judaico Messiânica e reside em Bom Jesus da Lapa (BA) há mais de 20 anos onde realiza um trabalho com mulheres desde o ano em que aqui chegou. Ela que é casada há mais de 25 anos com o Pr. José Alves, resolveu compartilhar tudo o que ela aprendeu em seus 20 anos de trabalho com as Mulheres daqui, e como ser uma Mulher Virtuosa e manter um bom relacionamento familiar por muitos anos.
Conheça agora, um pouco mais sobre ela e sobre o seu livro.

1 – Como poderemos descrever Mirian – Mulher?

Uma mãe, uma filha, uma esposa e uma escritora, serva de Deus, que procura a cada dia ser uma Mulher Virtuosa. Gosto de coisas simples, como passar um tempo com a minha família e estudando. Fui professora por muito tempo, e o hábito de estudar continua ativo! (risos)

Outra coisa que eu realmente gosto de fazer é de cuidar do meu lar, todos os dias, apesar da correria, eu procuro colocar os alimentos à mesa e aproveitar aquele tempo com meu esposo e minha filha.

2 – Quando você começou a escrever e em que momento decidiu ser escritora?

Quando começamos a fazer as reuniões semanais com as mulheres. Eu sempre ia para um canto da casa com a minha Bíblia e orava ao SENHOR sobre o que Ele queria que falasse para aquelas mulheres. Com a inspiração Dele no meu coração comecei a escrever os estudos que mais tarde resultaram nesse livro.

Nunca houve uma decisão ” agora serei escritora” houve apenas um desejo de ser uma auxiliadora de mulheres, o livro foi a ferramenta para atingir uma maior quantidade de mulheres. Hoje, por causa do livro, ajudo mulheres em Manaus, algumas cidades do interior do Pará, dentre outras Cidades do nosso País.

3 – Como surgiu à inspiração para escrever um Livro sobre a Mulher Virtuosa- Escrevendo a Nova História do seu Lar.

A inspiração veio primeiramente de Deus, pois ELE vê como o homem não vê (I Samuel 16.7b), mas quando eu e meu esposo chegamos, em 1996, para realizar o trabalho missionário aqui na Lapa, eu percebi que havia muitas mulheres que enfrentavam problemas nos lares e tinham que passar por isso sozinhas.

Meu coração foi tocado pelo Espírito Santo de Deus a começar um trabalho com elas. Reunimos-nos semanalmente na igreja para orarmos, cantarmos e conversamos. Nessa ocasião, eu ministrava a Palavra de Deus com passagens bíblicas que as levariam a uma certeza e convicção de que Deus agiria em favor de cada uma.

Com o passar dos anos, o ministério foi crescendo, muitas vidas foram abençoadas e senti em meu coração a necessidade de compartilhar isso com muitas mulheres ao redor do Brasil.

4- O que é ser uma Mulher Virtuosa?

A palavra virtuosa define alguém que tem virtudes, ou seja, que possui a inclinação habitual para pensar e fazer o que é correto, só que a Mulher Virtuosa não é perfeita! Ela chora, sofre, muitas vezes pensa em desistir de tudo, mas por possuir a Virtude em seu coração ela não desiste, pois sabe que possui um papel fundamental na transformação do seu lar, das pessoas que estão perto dela e de sua cidade.

5 – O que uma Mulher precisa para alcançar estas Virtudes?

A Bíblia diz que: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.” (João 3.27). Então, todas nós possuímos virtudes, qualidades, coisas boas… Mas nascemos com uma inclinação também para o que é mal por causa do pecado. Um bom exemplo disso é uma criança pequena que faz algo errado e que ninguém a ensinou, como mentir, enganar etc.

Precisamos trabalhar aquilo que temos de bom para sermos melhores a cada dia. Nenhuma pessoa é completamente má ou completamente boa. O melhor jeito de alcançar essas virtudes é nos alimentarmos com a Palavra de Deus e realizar boas atitudes.

6-Sobre os desafios que a Mulher Virtuosa terá que fazer a cada capítulo, como serão?

Em cada capítulo ela será levada a um desafio e com o Diário da Mulher Virtuosa ela poderá anotá-los e verificar o seu desempenho no dia a dia; será algo prazeroso, pois ela não se sentirá sozinha em sua caminhada e poderá compartilhar tudo aquilo que está em seu coração com milhares de mulheres que também estarão fazendo. Creio que isso dará forças para continuar a caminhada além de permitir fazer mais amigos.

7- Destaque uma Mulher Virtuosa na Bíblia.

Existem muitas mulheres na Bíblia que exerceram tão bem o seu papel de mãe, esposa, serva, trabalhadora… Mas uma em especial e que muito nos ensina é Sara a esposa do Patriarca Abraão, ela seguiu seu esposo deixando a comodidade do seu lar, a sua estabilidade, e o seguiu rumo ao “lugar desconhecido”, Abraão havia recebido de Deus o chamado e, com certeza, Sara não questionou , acompanhou o seu esposo e apesar de toda luta ela não desistiu dos seus sonhos e projetos e buscou em Deus a realização e se tornou mãe, apesar de ser estéril, Deus abriu a sua “madre” e ela concebeu dando a luz um menino chamado Isaque. Abraão e Sara são considerados pais de multidões.

Comecei o trabalho com mulheres dando o nome de “ Filhas de Sara”pelo exemplo e dedicação, companheirismo e , sendo casada com Abraão, esta mulher tornou-se “mãe de multidões” e em I Pedro 3.6 diz: …como fazia Sara,que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor,da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.

8 – No Livro você fala sobre o L.A.R. Como definir este LAR?

Deus me mostrou três coisas lindas dentro da palavra lar que conhecemos e falamos muito. Algo muito forte e com significado especial. Não posso falar muito, pois vocês descobrirão no livro (risos), mas posso afirmar que não significa a casa em si, blocos, madeiras e está relacionado ao sentimento e ao objetivo de Deus em nos restaurar e salvar.

9 – Qual mensagem você passaria para as mulheres que estão passando por algum conflito interno?

Tenha sempre confiança e esperança. Confiar em Deus que pode mudar toda e qualquer situação e Esperança, pois esta é o resultado da Confiança, quando confio eu espero; tenha sempre convicção que Deus agirá em seu favor quando você agir segundo a Vontade dEle.

10 – Como o seu trabalho auxiliará essas mulheres na sociedade?

Parte da renda dos livros será revertida para auxiliar mulheres que são viciadas em drogas ou álcool. Quero também, com essa renda, auxiliar mulheres que não puderam ter cursos profissionalizantes.

11 – Quem adquirir o livro da Mulher Virtuosa vai experimentar de quê?

De muitas bênçãos e de testemunhos de vitórias! Vi muitos casais serem transformados com os ensinamentos que estão no livro, pois este é uma experiência empírica, ou seja, eu vivi com esses casais e aprendi com eles, creio, portanto que basta querer realmente e algo novo Deus fará.

12 – Onde podemos adquirir o livro?

O livro poderá ser adquirido na Igreja Batista Missionária e para aqueles que não estão na cidade, em B. J. da Lapa(BA), é só mandar o pedido por e-mail para mulhervirtuosa.lar@gmail.com.

Desejo à todas Mulheres um Mês de Março marcado pelas Virtudes do SENHOR!
Mirian Brito