Além de toda a beleza natural emanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, os romeiros e turistas podem se deparar com uma aventura inesperada ao conhecer a cidade: a Escalada em Bom Jesus da Lapa. Há um grupo de escaladores que tem como esporte preferido escalar o morro da Lapa, alcançar lugares inacessíveis à maioria das pessoas e, no fim, serem contemplados com uma visão exclusiva da Capital Baiana da Fé.

A história da escalada em Bom Jesus da Lapa

A história da escalada em Bom Jesus da Lapa

A história da escalada em Bom Jesus da Lapa começa há aproximadamente dez anos atrás com um forasteiro chamado Marcelo, escalador experiente do Rio de Janeiro, notou o potencial esportivo da escalada em Bom Jesus da Lapa, com o famoso morro de 93 metros de altura e paredes íngremes.

Ao iniciar os trabalhos na rocha (sim, antes de escalar é preciso trabalhar muito nas vias), Marcelo contou com a ajuda de alguns moradores locais, que já tinham muita afinidade com o Morro, conheciam de perto suas belezas, caminhos e perigos, Tudo foi realizado através da escalaminhada (uma forma de escalada free solo, sem corda e sem equipamento, porém com um grau de dificuldade reduzido).

Foi assim que os primeiros escaladores surgiram, dentre eles Hítalo, Fabiano, Djavan, Carlos Renan (Del) Falcão, Zion dentre outros. Nessa época, Marcelo abriu dois setores e mais ou menos cinco vias. Assim que ele concluiu os trabalhos foi embora para sua cidade e a escalada sofreu um duro golpe.

As dificuldades enfrentadas para manter a escalada no Morro da Lapa

Os escaladores nativos não tinham equipamentos para dar continuidade a escalada (equipamentos muito caros). Assim, Hítalo foi para Guanambi estudar enfermagem, Del foi para Barreiras estudar Agronomia e a escalada acabou parando. Porém, a semente havia sido plantada em terra fértil e o tempo acabaria por demonstrar os frutos do trabalho do carioca Marcelo.

Passados seis anos das primeiras vias, a escalada tomou novo fôlego pelas mãos de Hítalo e Del. Porém, havia um problema, não haviam escaladores para continuar as empreitadas. Assim, Hítalo trabalhou um tempo sozinho e, sempre divulgando o esporte, acabou por conhecer Murilo, advogado em Bom Jesus da Lapa.

As dificuldades enfrentadas para manter a escalada no Morro da Lapa

Os dois ficaram um tempo sozinhos, abrindo vias e escalando, quando novamente Hítalo precisou ir embora, pois havia passado em um concurso público na cidade de Ibotirama. Nessa época, os dois resolveram montar uma parede de escalada indoor para trazer novos escaladores para o esporte.

Assim, desde a escolinha, surgiram escaladores como o Luis. Hítalo, também foi responsável por desenvolver a escalada em toda região oeste do estado, em cidade como Guanambi, Barreiras e São Desidério. Na Lapa o trabalho continuou pelas mãos de Murilo, que apresentou a escalada a Tassinho, Rafael, Lucas, Givanilson, Cuquinha, Dênis, Fernandinho e Netão.

A evolução da Escalada em Bom Jesus da Lapa

Nestes quase dez anos de escalada em Bom Jesus da Lapa muita coisa evoluiu. Novos setores, novos escaladores e o principal, nunca houve nenhum acidente grave. Atualmente a escalada em Bom Jesus da Lapa conta com seis setores e aproximadamente 30 vias (que vão desde 10 até 40 mts) e também de 4 grau a 9c (escala de graduação).

A escalada é sinônimo de segurança em todo Brasil e os escaladores costuma fazer escola sobre segurança vertical e escalada esportiva. A escalada esportiva, que é a praticada em Bom Jesus da Lapa, é aquela em que o escalador sobe em via onde já existe todo um sistema de proteção preso a rocha (chapas). Assim, quase não há perigo, uma vez que os poucos que existem são quase totalmente anulados por procedimentos de segurança realizados pelo escalador.

As mulheres também praticam a Escalada em Bom Jesus da Lapa

As mulheres também praticam a Escalada em Bom Jesus da Lapa

Foto cedida por Murilo Costa

Quem pensa que esse esporte atrai somente o público masculino está muito enganado. A Escalada em Bom Jesus da Lapa está recebendo um número cada vez maior de mulheres interessadas. Grupos de escaladores de outras cidades próximas e distantes sempre tem um número considerável de mulheres que praticam a escalada, afinal é um esporte seguro, que exige concentração, mas traz muita adrenalina.

Responsável pela escalada:
Murilo Costa
Contato: (77) 9120-2797

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Referências: As informações foram cedidas por Murilo Costa, com edição do Central da Lapa.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.