Sabe aquele problema que aparece quando se precisa ligar um aparelho na tomada e o fio não é comprido o suficiente? Como se resolve isso? Utilizando extensões, é claro. Elas permitem que se consiga ligar aparelhos distantes da tomada da parede sem que precise mudar móveis ou o próprio aparelho de lugar.

As extensões podem ser simples, apenas “conectores” ou podem possuir uma barra com diversas tomadas, permitindo que mais aparelhos sejam ligados nela, otimizando espaço.

filtros de linha

Como opção há os filtros de linha, que são parecidos com as extensões e também permitem que se ligue diversos aparelhos ao mesmo tempo – a vantagem é que, o filtro evita a queima dos aparelhos quando há descargas elétricas.

Como funcionam o filtro e a extensão

Além de proteger contra descargas elétricas, o filtro de linha também, ajuda a eliminar ruídos. O filtro envia para os periféricos a tensão com a mesma intensidade que é recebida da fonte, garantindo assim que o equipamento desempenhe a sua função como se estivesse ligado diretamente na tomada.

Já a extensão pode sofrer uma sobrecarga caso não seja verificada a potência do aparelho – se for elevada é problema na certa. Rádios, computadores e TVs geralmente utilizam 10 amperes, enquanto que micro-ondas, aquecedores e condicionadores de ar utilizam 20 amperes.

É preciso que seja verificado para que se compre o produto mais adequado a sua necessidade. Caso precise de orientações, consulte um vendedor e peça ajuda – e Ponto do Eletricista, por exemplo, tem uma equipe de vendedores prontos para dar assistência sobre a verificação da potência e o produto mais indicado para o cliente comprar.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Como escolher uma extensão ou um filtro de linha

O Inmetro não indica o uso das extensões que têm o fio embutido, pelo risco que oferecem de pegar fogo. Outro cuidado que se deve ter é com a qualidade do produto, as extensões são mais baratas porque elas não têm a função de proteger os equipamentos. Por isso o cliente tem que ficar atento para não comprar extensão por filtro de linha. Os filtros de linha têm valores um pouco mais alto, porque eles têm uma função diferente, que é a de proteger os aparelhos.

Extensões Elétricas

A dica é : compre filtro de linha se tiver a necessidade de plugar mais de um aparelho. Caso não seja para carregar de aparelhos, uma extensão já é suficiente. Reforçamos que a Ponto do Eletricista pode dar toda a ajuda que o cliente precisa, seja em filtros de linha e extensões, seja em qualquer outro tipo de material elétrico, basta ir até a loja e conversar com um técnico de vendas.