O período de estiagem continua, mas mesmo assim, o Rio São Francisco com suas baixas águas recebeu a procissão do Bom Jesus dos Navegantes que aconteceu no domingo de 11 de janeiro de 2015. Nos braços dos devotos, o andor seguiu por uma estrada que se abriu no meio do rio, devido à grande e triste seca que pode ao menos propiciar este momento diferenciado. Das margens do “Velho Chico” alguns fiéis acompanhavam uma cena que não ocorre todos os dias pelo local.

50 anos da Festa do Bom Jesus dos Navegantes

Fotos: Ispedito Nunes do Jornal Gazeta da Lapa

Os devotos do Bom Jesus dos Navegantes celebram 50 anos do protetor dos navegadores agora em 2015. Um dos momentos mais importantes da festa é esta procissão nas águas do rio São Francisco que inclui centenas de pessoas. Idaleste dos Santos, uma romeira de Jitaúna, diz que é preciso ter muita fé, força e coragem. Ela diz se sentir nas nuvens, como se não pisasse no chão e que hoje com 68 anos de idade, completa 30 anos somente de romarias pelo Bom Jesus.

De acordo com outro romeiro que estava presente na festa, esta é a segunda vez que ele vai à festa do Bom Jesus dos Navegantes e espera poder participar de novo das festanças no próximo ano. Este ano dez embarcações acompanharam a procissão, que fez um trajeto de aproximadamente 30 minutos. Muitos fiéis fizeram questão de seguir de barco, o que foi o caso de um grupo de romeiros de Bonfim de Feira, na Bahia.

Um dos pioneiros da festa, Sr. Otacílio Eugênio (Contra Mestre da Marinha), de 85 anos, guiou a balsa da Marinha do Brasil que levava o andor, sendo isto um privilégio para poucos. Ele diz que sente orgulho de estar a 50 anos à frente com o pelotão da festa, e que isso para ele é uma alegria e prazer concedido pelo Bom Jesus. Além disso, ele sabe que não são todos que podem chegar até lá, pois eram 12 os pais de família fundadores, restando atualmente somente 3 vivos.

Bom Jesus dos Navegantes: Tradição que mantém forte

Fotos: Santuário do Bom Jesus da Lapa

Esta tradição pode ser chamada de cordão humano pela fé, trazendo muitas alegrias aos participantes. A população ribeirinha que é católica se diverte na organização de toda esta festa, que é preparada com muito carinho. Além disso, órgãos públicos como a Marinha do Brasil são envolvidos nas celebrações, ficando com a parte da celebração aquática da festa. Lembrando que a prefeitura da cidade prontifica suas secretarias para que  tudo ocorra muito bem neste período de visitações e festa.

A festa do Bom Jesus dos Navegantes atrai centenas de visitantes até a cidade e é muito conhecida pelas redondezas, completando seus 50 anos de tradição popular. São adultos, adolescentes e até mesmo crianças que se reúnem às margens do São Francisco para expressar a sua fé.

30 minutos de vídeo do Bom Jesus dos Navegantes 2015

Vídeo produzido por Foto Estrela Produções