A Festa do Divino é uma das mais antigas celebrações do catolicismo popular. É um culto ao Espírito Santo em suas mais diversas manifestações. Nessa matéria especial iremos abordar a história da Festa do Divino e como ela é realizada em Bom Jesus da Lapa. As fotos são de autoria do Irmão Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista).

Festa do Divino Espírito Santo

As caretas fazem parte da tradição da Festa em Bom Jesus da Lapa

A História da Festa do Divino

A origem da Festa do Divino foi quando a rainha D. Isabel de Aragão prometeu, no ano de 1320, ao Divino Espírito Santo, que peregrinaria o mundo, levando uma cópia da coroa e da pomba do alto da coroa, que é o que simboliza o Divino Espírito Santo.

Nessa peregrinação, arrecadaria donativos para a população pobre – isso em troca de uma graça: que seu marido e seu filho fazerem as pazes, pois ambos viviam em confronto pela herança do trono, uma vez que o rei, D. Dinis queria que o trono passasse ao seu filho bastardo, Afonso Sanches.

Para evitar um conflito maior entre pai e filho, a rainha passou a suplicar ao Divino Espírito Santo que houvesse paz entre os dois e segundo se sabe, graças à interferência da rainha, um conflito armado foi evitado, este chamado de A Peleja de Alvalade.

A História da Festa do Divino

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa acontece há mais de 100 anos. Quando começou, a festa acontecia em três dias, agora a duração da festa é de uma semana. A festa foi, através dos anos, se popularizando e envolvendo um número cada vez maior de pessoas, ficando entre as mais populares da cidade, seguindo a Festa do Bom Jesus da Lapa.

A Festa do Divino envolve as famílias da cidade, o comércio e quem mora nas redondezas e também no meio rural. Além disso, por ser uma cidade de turismo religioso, Bom Jesus também lota de visitantes que unem a participação na festa à visita ao Santuário do Bom Jesus, ponto obrigatória para quem visita a cidade.

A Festa do Divino é um dos grandes espetáculos de fé da cidade. A festa começa com um foguetório, chamado “Alvorada”, na madrugada do dia em que começa, que acompanha a banda de música as ruas da cidade. A música, acompanhada da alegria dos participantes, tomam conta das ruas.

Enquanto isso, na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, os sinos acompanham e completam os sons da festa, em uma especial manhã de domingo. Mais uma sessão de ‘foguetório’ anuncia então a chegada do Imperador e de sua corte, que desfilam pelas ruas da cidade carregando a Bandeira do Divino, direcionando todo mundo ao Santuário, onde então é celebrada a missa solene.

Missa da Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa tem tanto destaque que está perto de conseguir o título de “Patrimônio Imaterial da Bahia”. Esse título tem entre seus objetivos contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural do país, disseminação de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro a todos os segmentos da sociedade, incentivar e apoiar as iniciativas e práticas de preservação desenvolvidas pela sociedade, catar recursos e promover com vistas à preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro, entre outros.

A Festa do Divino acontece sempre nos meses de maio ou junho, exatamente 50 dias após a Páscoa. A seguir, você acompanha através das fotografias de Ivanor Borges, um pouco mais sobre a Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa.

Festa do Divino Espírito Santo

(Fotos: Irmão Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista))

Esperamos que você tenha gostado das Fotos da Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa, fotografadas por Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista). Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.