As festas de final de ano chegam em um momento delicado para o país, quando escândalos de corrupção invadem as manchetes diariamente, uma crise política se instala e desencadeia muitas outras, como a econômica. Inflação e juros altos, poder de compra baixo, demissões em massa e o povo brasileiro preocupado e encontrando maneiras de economizar, pois não dá para esbanjar em tempos assim.

Por isso é hora de planejar o final de ano, época em que normalmente sempre se tem mais gastos. Mas, apesar da crise, com um bom planejamento dá para ter uma boa época de festas – veja as dicas.

Como preparar-se para as festas de final de ano em crise

Dicas para preparar-se para as festas de final de ano em tempos de crise

Enfeitando a casa

Economize na decoração utilizando itens que já tem em casa para enfeitar os ambiente e a mesa. Quem utiliza tecidos na decoração pode optar pelo TNT, que tem um preço bem acessível e funciona tão bem quanto qualquer outro tecido. Os objetos de decoração não precisam ser novos, basta que adeque o que já tem em casa, como vasos e luminárias.

A árvore de natal pode ganhar cara nova sem que precise comprar enfeites novos: recicle o que tem de outros anos e faça um mix. Há tutoriais na internet que ensinam a fazer guirlandas, utilizando materiais que se tem em casa ou materiais baratos.

Comidas e bebidas

Ninguém vai deixar de comprar o que gosta para as festas de final de ano, isso é certo – e nem seria justo. A dica aqui é fazer o máximo que puder em casa, uma vez que os fornecedores de alimentos costumam cobrar muito bem, ainda mais nessa época. Uma ideia bem bacana é combinar com a família e amigos de dividir e ceia, assim não fica pesado para ninguém.

Outro ponto importante: a pesquisa de preços em supermercados. Pesquisando, se consegue economizar, pois não é difícil de se encontrar produtos com diferenças gritantes de um local para o outro.

Nessa época surgem algumas promoções imperdíveis de alguns produtos e até mesmo de bebidas – fique atento e aproveite as promoções.

Evite os desperdícios. Reaproveitar é a palavra de ordem. Se fez algum molho demais, invente um outro prato onde possa utilizá-lo, nem que sejam mini torradas, que podem ser passadas no molho.

Presentes

Conversar com a família e estipular regras sobre os presentes – crianças não podem ficar sem, isso é sabido. Uma forma de evitar ter que gastar com presentes para a família toda é organizar a brincadeira do amigo secreto. Além de garantir uma boa diversão, todo mundo ganha presente e ainda melhor, pode escolher antecipadamente o que quer ganhar.

Quem pretende viajar no Natal

Quem não se programou para viajar, mas está se sentindo inclinado a fazer isso agora, deve saber que uma viagem para longe, nessa altura, vai custar bem cara, principalmente pelos valores de passagens aéreas e hospedagens.

Mas caso não queira ficar em casa, a dica é buscar um lugar próximo de casa. A vantagem de ser perto é que se pode ir de carro, gastando bem menos do que com passagens.

Um balneário, um hotel fazenda, um clube de férias, ou mesmo um local pequeno com um bom hotel ou pousada, para quem quer descansar.

Reforçando: a ideia é chegar em um ponto em que se vá gastar menos do que o usual, pois o momento não é propício. Um bom planejamento ajudará bastante.