O Central da Lapa, em postagens anteriores, falou sobre a baiana Flávia Souza que ganhou o Desafio Universitário Empreendedor 2014, inclusive fez uma entrevista no qual ela contou como foi a experiência da competição. O prêmio recebido pelos participantes foi uma viagem para o Japão, a fim de conhecer grandes empresas e viver experiências empreendedoras.

Informamos ainda que Flávia Souza, juntamente com os integrantes da sua equipe campeã viajaram para o Japão no dia 26 de junho de 2015 e retornariam em 06 de julho. Prometemos contar como foi a experiência da baiana Flávia, de Bom Jesus da Lapa, nessa viagem internacional. Por e-mail, Flávia Souza narrou a sua experiência…

Flávia Souza conta como foi a viagem ao Japão

Flávia Souza conta como foi a viagem ao Japão

Sobre a experiência, Flávia Souza garante: É inesquecível!

A viagem ao Japão foi uma grande experiência, posso até dizer que foi um sonho. O país sempre me surpreendeu pela sua cultura e hábitos tão diferentes, conviver com essa realidade tão de perto e a gama de conhecimentos adquiridos, foram ensinamentos que levarei para a vida toda.

O que mais me impressionou foi o respeito, educação e honestidade da população, além de serem pontuais em todos os setores, nos compromissos, eventos e principalmente nos meios de transportes, não atrasam um segundo, sem falar na segurança.

Aprendi muito nessa viagem, o Japão é um país extremamente organizado e preocupado com as pessoas e com sua relação para com o mundo, um país que se antecipa nos movimentos em prol da preservação e conservação. Só indo mesmo para ter a chance de entender e também de assimilar sua cultura, e espero que um pouco disso fique em cada um dos que estiveram lá, quem sabe assim possamos aplicar aqui um pouco desta cultura e façamos um Brasil melhor.

As visitas técnicas as empresas de Tecnologia e Inovação foram, sem dúvida, momentos inesquecíveis, podemos vivenciar grandes avanços tecnológicos, tantas coisas que eu nem sabia que pudessem existir e quanto essa tecnologia contribui para nossa vida. Quero compartilhar um pouco dessa experiência que jamais irei esquecer…

Flávia Souza fala sobre os Locais visitados no Japão

Flávia Souza com a bandeira do Brasil. Ao fundo, a Estátua da Liberdade, em Tóquio

Locais visitados no Japão

Miraikan

No Miraikan, Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, tivemos a chance de experimentar e entender o nosso mundo de um ponto de vista científico e experimentar tecnologia de ponta em coisas do dia a dia como o Uni-cube que é basicamente uma cadeira elétrica que te leva pelo museu inteiro e também temos a chance de discutir o futuro da humanidade em meio a tecnologia.

Instituto de Tecnologia de Tokyo

O Instituto de Tecnologia de Tokyo ou Tokyo Tech, o maior da Asia de referência em tecnologia, o Instituto tem 3 escolas com 23 departamentos, 6 escolas de pós-graduação com 45 departamentos e institutos de pesquisa ao longo de seus 3 campus. Eles ainda abrigam aproximadamente 1.200 estudantes internacionais, onde tivemos o prazer de almoçar com alguns brasileiros que estudam no Instituto e conhecer um Super Computador.

Museu Internacional da Toyota Mega Web

No Museu Internacional da Toyota Mega Web, estão vários modelos de carros já fabricados pela Toyota ao longo dos anos, onde observamos a evolução da tecnologia nos veículos a cada nova produção, a grande inovação são os modelos de carros híbridos do futuro.

Montadora da Toyota Desafio Universitário Empreendedor Flávia Souza

Flávia Souza viu diversos modelos veículos, percebendo a evolução tecnológica ao longo do tempo

Montadora da Toyota

Já na Montadora da Toyota, que é a maior produtora japonesa de carros, com sua sede e principais plantas produtivas na cidade de Nagoya, assistimos apresentações relacionadas à robótica e também podemos resgatar a história da empresa que começou como uma indústria têxtil e se tornou a maior indústria automobilística do Japão.  Acompanhamos o processo de montagem dos carros, que é algo impressionante, onde a maioria dos procedimentos são realizados por robótica.

Sony Explora Science

A Sony Explora Science, é um centro de ciência e tecnologia que explica a ligação entre a tecnologia mais recente e os princípios básicos da ciência. As tecnologias introduzidas são aplicadas aos itens eletrônicos, como jogos, música e filmes. Os visitantes podem experimentar os equipamentos, vivenciando de perto realidade vistas apenas nos filmes.

Konica Minolta

A Konica Minolta é uma empresa multinacional japonesa fabricante de equipamentos para escritório, imagens médicas e gráficas, instrumentos ópticos e de medida. Na Konica existe um planetário integrado de terceira geração de forma dinâmica e realista fornece o espaço magnífico. Mais desenvolvida do tipo óptico planetário, bem como sistema de projeção cúpula grande que atrai e relaxa o público, as imagens de projeção dinâmica além do tempo e espaço de três universo dimensional que nunca poderia ser realizado por tipo convencional de planetários.

Emissora de TV NHK

A emissora de TV NHK é a única emissora pública do Japão, que tem uma qualidade de imagem 16 vezes superior à de alta definição das televisões que temos hoje em dia. A imagem é tão detalhada que, no caso de se chegar perto da tela, passa a impressão de imagem real.  A NHK também criou a tecnologia para a transmissão em Super 8K, as características do 8K permitem dar uma sensação de realidade muito alta como se estivessem lá.

Poucas pessoas no mundo assistiram a transmissão em Super 8k, pois, ainda será lançada, porém, a nossa equipe teve esse privilégio de assistir, fiquei bastante emocionada em poder vivenciar de perto essa tecnologia com tanto exclusividade.

Desafio Universitário Empreendedor 2015

Para a etapa de 2015 o Desafio sofreu algumas alterações, esse ano acontece uma etapa Estadual, contando com a participação de 35 estudantes do ciclo 2015 e 5 do histórico, no total de 40 estudantes, dentre os quais se classificam 4 Finalistas para representar a Bahia na etapa Nacional. Fiquei em 1º lugar no histórico, e entre os dias 13 a 16 de novembro estarei em Salvador em busca do bicampeonato.

Fotos da viagem ao Japão pelo Desafio Universitário Empreendedor 2014