Sabe quando chega a conta de energia elétrica e ao abri-la levamos aquele susto? Pois é. Você já pensou em possíveis maneiras de evitar esse tipo de susto todo o mês? O assunto desta vez é sobre como economizar energia elétrica em casa. Vamos lá?

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Especialistas afirmam que, mesmo no verão, quando o consumo de energia elétrica é maior, em virtude de exigirmos mais da geladeira ou de termos constantemente o ar condicionado ligado, por exemplo, há formas de conseguirmos economizar energia elétrica. Nosso bolso e o meio ambiente agradecem, não?

Se você quiser umas dicas para economizar energia elétrica em casa, a Ponto do Eletricista em Bom Jesus da Lapa tem umas infalíveis que, certamente, farão uma grande diferença no seu consumo de energia e quando a próxima conta chegar você se surpreenderá com o resultado. Você verá que na maioria dos casos, trata-se apenas de ter mais cuidado e trocar alguns hábitos.

Formas eficientes de economizar energia elétrica em casa

Dicas para economizar energia elétrica de forma eficiente

  • Fogão e geladeira longe um do outro, pois o calor do fogão pode fazer com a geladeira gaste mais energia para manter-se gelada.

  • Sempre que possível use a iluminação natural durante o dia – mantenha janelas e persianas abertas, evitando assim, ligar as luzes. Se for construir, lembre-se desse detalhe no seu projeto: uma casa com bastante iluminação natural.

  • A iluminação artificial: opte pela troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, pois essa chega a ser quatro vezes mais econômica e pode durar até oito vezes mais. Estima-se que com essa troca, a economia anual de energia elétrica chegue a somar R$ 230,00, considerando um apartamento de 2 quartos.

  • As geladeiras possuem uma classificação quanto à sua eficiência energética, sendo os modelos classificados como A, os mais econômicos. Mantê-la sempre limpa faz com que trabalhe melhor e de forma mais leve, mantê-la longe do calor, como já foi dito (e inclusive longe de lugares onde pegue sol), não colocar roupa para secar atrás da geladeira (jamais!) e verifique sempre o estado da borracha de vedação, que se estiver com algum dano, não vedará direito, e a geladeira gastará mais energia para se manter na temperatura adequada.

  • Aparelhos eletrônicos como televisores, micro-ondas e computadores, devem ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, evitando assim um gasto desnecessário.

  • As lavadoras de roupa possuem informações de consumo por ciclo em sua etiqueta. E uma forma de economizar energia elétrica durante o seu uso, é que não se lave pequenas quantidades de roupas e sim, que se aproveite a capacidade total que o fabricante indica, uma vez que ela gastará a mesma coisa, independente da quantidade de roupas.

  • O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do gasto de energia elétrica. Por isso, merece alguns cuidados especiais, como deixá-lo na posição ‘verão’, não demorar muito no banho, principalmente se for inverno, quando o chuveiro demanda bastante energia para funcionar nessa posição. Vale salientar que o chuveiro a posição ‘verão’ representa uma economia de até R$ 6,00 mensais por pessoa.

Há formas de conseguirmos economizar energia elétrica. Nosso bolso e o meio ambiente agradecem, não?

Com essas dicas podemos ver que se tivermos o cuidado e atenção necessários com pequenas coisas do dia a dia, conseguiremos economizar energia elétrica – muito importante em tempos que esse serviço está bem caro e que sofre reajustas substanciais.

Esperamos que as dicas do Ponto do Eletricista sejam úteis e adotadas por todos, já que economizar dinheiro é algo que sempre faz bem e se faz necessário em tempos de ajustes na economia.

Publieditorial