Selecionamos as melhores fotos das estátuas  da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa para mostrar um pouquinho da história de cada uma delas. Se você for visitar a cidade com um Guia Turístico, provavelmente terá acesso a muitas das informações que constam aqui, do contrário irá conhecer o Santuário sem entender o significado de suas estátuas e monumentos.

Portanto, sentimo-nos no dever de compartilhar tudo o que sabemos sobre cada cantinho do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Cada imagem tem um pouco de informação sobre sua história ou curiosidades. Sua próxima visita à Capital Baiana da Fé será completamente diferente. Vamos lá!?

Fotos das Estátuas da Esplanada do Santuário e seus significados

As estátuas que estão espalhadas ao redor Santuário do Bom Jesus da Lapa foram esculpidas pelo escultor e literato Deocleciano Martins de Oliveira. Elas representam os discípulos de Cristo. Atualmente há 8 estátuas circulando o a Esplanada, enquanto na verdade deveria haver 12, número correspondente aos apóstolos.

Isso correu porque quando iria começar a esculpir a 9ª estátua o escultor veio a óbito. Passou-se o tempo e até hoje ninguém tentou dar seguimento a trabalho de Deocleciano. Se você observar bem, verá que existem quatro marcas de cimento ao redor da esplanada. Anteriormente, onde estão essas marcas era justamente os espaços destinados às outras 4 estátuas que seriam esculpidas e que, posteriormente, foram preenchidos com cimento.

Além das estátuas que circulam a Esplanada do Santuário observa-se imediatamente a estátua do Padre Francisco da Soledade, em frente à entrada principal do Santuário. Ao descer a escadaria da esplanada você ainda irá se deparar com a fonte de São João Batista e sua estátua.

Todas as estátuas que estão na parte externa do Santuário e mais quatro obras que podem ser encontradas na Gruta da Soledade, que são a Águia (representado o evangelista João), Anjo (representando o evangelista Mateus), Boi (representando o evangelista Lucas), Leão (representando o evangelista Marcos) foram esculpidas por Deocleciano Martins de Oliveira, num trabalho que ele intitulou como “Ciclo de Bronze”, como estátuas em outras cidades da Bahia, como Barra, Petrolina, Penedo, Juazeiro e Paulo Afonso.

Esperamos que tenha gostado da nossa matéria com as fotos das estátuas da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções) e A Revista.net.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.