Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local onde a esperança e a fé fizeram sua morada. Suas imagens, suas belezas naturais e suas grutas. Talvez o lugar mais visitado no Santuário do Bom Jesus da Lapa seja a Gruta da Sala dos Milagres.

Esse é, certamente, o local onde a fé pode ser quase vista, “palpável”. É onde se vê o quanto a fé move as pessoas, o quanto a crença e a espiritualidade orientam e iluminam vidas. Pode-se perceber tudo isso pela quantidade de ex-votos depositados no local.

Gruta da Sala dos Milagres

A Gruta da Sala dos Milagres

Nessa gruta, estão os milagres. Milagre, a concepção de algo criado por Deus e que só pode ser suspensa por intervenção dele. Um evento inexplicável, que causa admiração e que só é entendido por quem tem fé. Inúmero milagres são atribuídos ao potencial da gruta, e é onde os fiéis depositam, depois das graças alcançadas, as suas oferendas. Mas é também onde depositam os seus pedidos, as bênçãos que querem em sua vida.

A Gruta da Sala dos Milagres fica atrás do altar da Gruta da Soledade e é um lugar de extrema importância, pois guarda a fé dos milhões de romeiros que passam por lá todos os anos. Representa o poder da fé e é, com certeza, a ponte entre os fiéis e o poder maior, que lhes atende as preces e pedidos.

Gruta da Sala dos Milagres em Bom Jesus da Lapa

Aqui está alguns dos objetos que foram trazidos pelos romeiros, sinal de uma graça alcançada.

Quem visita a Gruta da Sala dos Milagres verá, além das paredes úmidas e de uma luz fraca, muitos objetos, fotografias, bilhetes, cartas – tudo carregado de lembranças e da esperança que os acompanhou quando pediram a graça e que agora estão lá, em agradecimento – é essa a atmosfera da gruta, o que lhe faz “viva”.

Algumas histórias da Sala dos Milagres

Sala dos Milagres Bom Jesus da Lapa

Na imagem acima pode-se observar uma cruz, que representa uma graça, e o manequim de preto, que representa outra graça. A cruz foi trazida por um peregrino que peregrinou centenas de quilômteros até chegar ao local desejado: o Santuário do Bom Jesus.

Já o homem de preto, o manequim com essa roupa, está representando um homem que já era considerado como morto pelos médicos. Só que a família pediu uma graça ao Bom Jesus e essa graça foi recebida. Os parentes já tinham comprado a roupa e também o caixão. E essa pessoa até hoje vive para contar a história. Esse é um dos milagres que já aconteceu no Santuário.

Fotos da Gruta da Sala dos Milagres | By Harlen Cristian

Detalhes da Gruta da Sala dos Milagres | By Ivanor Borges

Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista, pelas fotos cedidas para concluirmos essa matéria no site, enriquecendo ainda mais seu conteúdo.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)
Para obter mais informações sobre a Gruta da Soledade, o Padre Francisco é um grande conhecedor da história do Santuário.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.