O passeio por Bom Jesus da Lapa deve prever uma visita ao Santuário e essa visita deve prever uma visita a todas as grutas que há nele. Entre as tantas que lá estão, tem a Gruta de Belém, que é, segundo dizem, um ambiente misterioso.

Gruta de Belém Bom Jesus da Lapa

A entrada da Gruta é frente à avenida principal da cidade

 

A Gruta de Belém e sua localização

A Gruta de Belém se encontra na avenida principal da cidade, em frente ao antigo Colégio São José e nela pode-se ver luz natural do sol. É lá onde se encontra os presépios mais antigos da cidade, trazidos pelos foliôes de reis há muito tempo atrás e, posteriormente, colocados na gruta de Belém. O responsável por essa gruta, atualmente, é popularmente conhecido como Sr. Tomé. Abaixo segue um mapa com rota a partir do Santuário:

A Gruta de Belém e sua localização

Sem nenhum sistema de iluminação, é necessário que os visitantes levem luz artificial para entrar na gruta e conhecê-la. Suas medidas são de 50 x 20 m. Trabalhos de escavação já foram feitos na gruta, em 1965, mas sem serem concluídos. Mas as grutas do santuário, sejam elas mexidas pelo homem ou mantidas em seu estado natural, são de beleza ímpar, dignas de serem portadoras das mensagens de fé e dos milagres que vêm através delas.

A Gruta de Belém leva o nome do local onde nasceu o menino Jesus, na Palestina. Somente o fato de ter esse nome já lhe dá toda a responsabilidade de ser a portadora de boas novas, da vida, do milagre e da esperança. Há muito disso na atmosfera do santuário, que é, além de um lugar de pedir e de agradecer, um lugar de ir energizar-se, de renovar a fé e a esperança, em si, nas pessoas, e em mundo melhor.

Gruta de Belém em Bom Jesus da Lapa

Cada uma das grutas do Santuário tem a sua particularidade, e com a Gruta de Belém não é diferente: dizem que quem consegue erguer o corpo três vezes apoiando-se na pedra e sem encostar no chão, se livra de qualquer problema de coluna – mas, é preciso que ouça as costas estalarem. São essas pequenas coisas, essas crenças, que alimentam a fé das pessoas.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.