Em um local privilegiado pela natureza, na cidade de Bom Jesus da Lapa, encontra-se o Morro do Bom Jesus, onde há o Santuário de Bom Jesus da Lapa, que atrai romeiros de todo o mundo. Um penhasco às margens do Rio São Francisco, é lá que a fé se renova e que bênçãos são pedidas e agradecimentos feitos. Esse penhasco abriga o Santuário, que é composto de várias grutas. A Gruta do Bom Jesus da Lapa já lhes foi apresentada, agora é a vez da Gruta de Nossa Senhora da Soledade – ou Gruta da Soledade, como também é conhecida.

Gruta de Nossa Senhora da Soledade

Entrada da Gruta de Nossa Senhora da Soledade

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade é ligada à Gruta do Bom Jesus por um grande túnel, que foi aberto em 1966. Medindo 1.100m² , consegue abrigar 3.000 pessoas. Esta gruta é destinada às grandes celebrações e ao atendimento do sacramento da penitência.

Atrás do altar da Gruta da Soledade há a Sala dos Milagres, considerada de poderio divino, onde as pessoas deixam seu ex-votos, que representam a sua fé, pois vão até lá pagar ou solicitar uma graça. Muitos milagres são atribuídos ao potencial religioso da Gruta, tanto que até os dias de hoje continua sendo considerado local de oferendas.

A Gruta da Soledade tem a imagem de Nossa Senhora da Soledade em destaque no altar principal, e é seguida por quatro esculturas de bronze, que representam os Quatro Evangelistas, que é a quem se atribui a criação dos Quatro Evangelhos do Novo Testamento – que são Mateus, Marcos, Lucas e João. Essas esculturas foram esculpidas pelo artista Deocleciano Martins de Oliveira, o mesmo autor das estátuas que circulam a esplanada do Santuário.

Gruta da Soledade em Bom Jesus da Lapa

O piso inclinado da Gruta de Nossa Senhora da Soledade permite ampla visão do altar

Completando o belo cenário da Gruta, há que se destacar a beleza do Rio São Francisco, que pode ser visto por três grandes janelas abertas para as redondezas.

Curiosidades sobre a Gruta da Soledade

O acesso que existe entre a Gruta do Bom Jesus e a Gruta da Soledade foi aberto com dinamite em 1966. Para chegar ao estado em que se encontra atualmente muitas obras foram realizadas. No período compreendido entre 1950 e 1965 (15 anos) houve o rebaixamento do piso e, em virtude da sua inclinação, hoje permite melhor visão do altar. O altar como visto atualmente, em forma de Gólgota, foi construído em 1990, para o Jubileu dos 300 anos da Gruta do Bom Jesus.

Imagem de Nossa Senhora da Soledade

A Gruta da Soledade tem em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Soledade

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)
Para obter mais informações sobre a Gruta da Soledade, o Padre Francisco é um grande conhecedor da história do Santuário.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.