A Gruta de Santa Luzia é de uma beleza singular, encanta a todos que a visitam. O que mais impressiona nela é a imagem de Santa Luzia, reinando sobre uma estalagmite de mais de 10 metros de altura e ao fundo, um conjunto de estalactites em forma de leque.

A Gruta de Santa Luzia

Gruta de Santa Luzia

Entrada da Gruta de Santa Luzia, que tem 64 metros de extensão.

A Gruta de Santa Luzia é umas das mais bonitas do Santuário do Bom Jesus da Lapa – tem 64 metros e conta com belas estalactites em seu interior. Uma das coisas boas de estar em lugar assim, com tantas grutas, é que a chance de uma delas ser do nosso santo de devoção, é grande. E Santa Luzia é uma das santas mais populares e que tem muitos devotos.

A imagem de Santa Luzia que se encontra na gruta é levada na procissão que acontece no dia 13 de dezembro (Dia de Santa Luzia). Antigamente o número de pessoas que participavam dessa procissão era insignificante se comparado à quantidade de pessoas que atualmente participam, inclusive aumentando cada vez mais, transformando-se praticamente em uma nova romaria.

A história de Santa Luzia

A história de Santa Luzia é muito bonita e mostra a sua devoção a Deus, que se sobrepôs a uma vida de riquezas. Nascida em uma família de posses, ela conheceu o Cristianismo muito cedo, e prometeu servir a Deus e fez um voto de viver a virgindade perpétua.

Gruta de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa

No entanto, foi prometida a um rapaz que, não feliz ao não ser aceito, entregou-a ao imperador romano Diocleciano, por ser cristã. A partir de então, foi submetida às mais inimagináveis crueldades, mas mesmo assim, continuava jurando sua adoração a um só Deus, até que foi decapitada.

O fato de lhe atribuírem o título de “Santa da Visão”, está ligado a dois fatos: o primeiro de que uma das crueldades que sofreu foi ter seus olhos arrancados, mas que, assim que o soldado lhe olhou novamente, havia dois olhos ainda mais lindos no lugar dos que foram arrancados. O outro sentido é pelo seu nome, que deriva de luz. Seja qual for o significado, ela é invocada como protetora dos olhos.

Gruta de Santa Luzia no Santuário do Bom Jesus da Lapa

Ao final da Gruta de Santa Luzia encontra-se a imagem da Santa.

Essa matéria foi feita exclusivamente com a finalidade de falar sobre a Gruta de Santa Luzia. Se você deseja ver nossa sessão de fotos maravilhosas desta gruta, não deixe de conferir nossa matéria especial, já publicada no site. Para vê-la, clique aqui.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.