São muitas as histórias de Bom Jesus da Lapa que permeiam em relação ao crescimento e desenvolvimento da cidade. Quem visita o local e os próprios moradores a cada dia se encantam mais com o que há por trás dos monumentos. É possível a muitas outras histórias através dos padres e também com o pessoal que está à frente da campanha dos romeiros.

Histórias de Bom Jesus da Lapa – Mudanças no Santuário

O primeiro altar do Bom Jesus foi construído em 1870, este altar possuía duas colunas a sua frente. No entanto, as duas colunas a frente do altar que davam imponência ao local, acabaram por ocupar muito espaço na gruta, e por isso foram demolidas em 1913.

Mas quem mudou mesmo foi a Esplanada de Bom Jesus da Lapa, que é banhada pelo Rio São Francisco. Havia apenas uma entrada para a gruta do Bom Jesus que se fazia através das pedras, com muito encanto e beleza.

A capela de Nossa Senhora do Carmo, muito conhecida na cidade foi construída em 1915. Já a torre da cidade, construída na década de 40, tem fortes influências da arquitetura espanhola.

O tempo passou e o santuário recebeu o toque final das mãos do homem, para se tornar a catedral de pedras conhecida e muito visitada de hoje. Mas, seja de longe ou de perto, olhar o santuário do Bom Jesus é sempre perceber a ação de Deus.

Como citado, pessoas passam diversas vezes durante o ano pela cidade e consequentemente pelo santuário. Existem também as pessoas que vão diretamente à cidade com intuito de passar horas no santuário admirando suas belezas, fazendo preces e buscando pela paz espiritual.

Devido a isso, é importante que esta igreja tão tradicional da cidade esteja sempre pronta para receber os visitantes e oferecer conforto em suas orações. Vale ressaltar que existem formas de realizar doações ao local e ajudar na manutenção deste lugar tão agradável aos olhos e ao espírito! Saiba mais sobre a Campanha dos Romeiros clicando aqui.

Referências: Especial Santuário na TV Aparecida Parte 1, Parte 2 e Parte 3.