Todo o sistema elétrico de sua casa é formado por interruptores, dímeres, luminárias, lâmpadas, fios, cabos, conduítes, quadros de força, interruptores e tudo mais que faz parte de um projeto de instalação elétrica.

Todos esses itens se relacionam e acionam as diversas atividades de uma casa, da ligação de uma lâmpada até o dimensionamento de grandes cargas elétricas, inclusive para equipamentos mais complexos. Sem contar que o projeto elétrico de uma residência ou estabelecimento comercial deve ser projetado visando o consumo consciente e a segurança, afastando o risco de acidentes.

Tudo que você precisa saber antes de instalar o sistema elétrico de sua casa

O Sistema Elétrico deve ser projetado visando o consumo consciente e a segurança, afastando o risco de acidentes.

Por isso, é bastante importante que se conheça como funciona o sistema elétrico, desde a rua até a sua casa. Quem dá uma explanação sobre o assunto é a Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa, que mostra ao leitor todo o funcionamento de um sistema elétrico.

O caminho de um sistema elétrico

A ligação até as casas é feita pelos postes de luz e vão até a caixa de entrada de energia, que é o local onde fica o medidor de consumo. Esses itens seguem os padrões estipulados pelas concessionárias de cada cidade, então, caso esteja construindo ou vá construir, é necessário que se verifique exatamente como deve ser feito e quais equipamentos são necessários. Como fazer isso? Consultando a concessionária responsável pelo abastecimento da cidade.

Como opção ao poste há também a ligação feita por baixo do solo, apesar de não ser a forma mais comum e mais utilizada no Brasil. Já o medidor de luz deve ficar sempre em um local visível, para que o funcionário que faz a medição consiga ter acesso. Se ficar dentro de casa, deverá ter sempre alguém para receber o funcionário da companhia de eletricidade. Caso o funcionário tente por três vezes fazer a leitura e não consiga, a companhia pode cortar a energia da residência.

A seguir deve haver uma ligação entre esse medidor e um quadro geral de energia, que em geral fica dentro da residência. É esse quadro o responsável por receber a energia e dividi-la para toda a casa. Em construções grandes pode haver mais de um quadro. Eles estão disponíveis em vários tamanhos e a sua dimensão dependerá da potência instalada na construção. Esse dimensionamento do quadro ou quadros deve ser feito por um profissional eletricista, como um engenheiro eletricista.

Casas mais antigas podem exigir a troca do quadro de energia, por um modelo mais moderno, pois os antigos não estão preparados para os atuais equipamentos que exigem mais energia.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

A energia recebida pelo quadro de luz é direcionada para circuitos independentes, essa separação se faz necessária para que cada lâmpada ou tomada seja atendida. Cada circuito corresponde a um disjuntor, com acesso no quadro e ao qual temos acesso para ligar e desligar quando quisermos.

A ponte entre os disjuntores e as lâmpadas ou tomadas é feita por meio dos fios ou de cabos elétricos, que são geralmente protegidos por conduítes. Os conduítes podem ser metálicos ou plásticos, podem ser embutidos ou ficar aparentes (e são fabricados em diversos tamanhos).

Os fios e cabos elétricos também são partes muito importante de um sistema elétrico, há diversas espessuras e dimensões, que mudam de acordo com o tipo de instalação.

Para finalizar: é muito importante saber as exigências de cada região, assim como é essencial que um projeto elétrico seja desenvolvido por um profissional capacitado. Outro ponto importante é estar por dentro das novidades em materiais elétricos, que podem fazer toda a diferença em questão de segurança e economia em sua residência.

Precisando de ajuda, procure a Ponto do Eletricista em Bom Jesus da Lapa, que tem os melhores profissionais que podem fornecer toda a ajuda necessária, bem como esclarecer qualquer dúvida que o cliente tenha.

Publieditorial