Para que sua casa tenha um ambiente bem acolhedor, uma das primeiras coisas que você deve saber é que, tanto quanto a mobília, a iluminação correta também é responsável por isso. Quem estiver construindo, já pode ir se preocupando com a iluminação de ambientes: tipos de lâmpadas, posições, tipo de ambiente – tudo isso requer uma atenção especial e, no mínimo, informações básicas sobre os vários tipos de lâmpadas e as que se adequarão melhor à cada ambiente.

Muita luz ou pouca luz? Iluminação focada ou iluminação geral? Fluorescente, LED ou halógena? Existe um tipo de lâmpada adequado à cada ambiente ou isso pode ficar a gosto do proprietário? Quando se tratar de iluminação de ambientes cada detalhe conta.

Quem estiver construindo, já pode ir se preocupando com a iluminação de ambientes

A sala de estar recebe maior atenção de quem preocupa com iluminação de ambientes

É claro que a iluminação envolve o gosto pessoal, que o proprietário pode decidir sobre o que quer ou não, mas é importante que ele saiba que há algumas orientações para que possa fazer suas escolhas mais acertadamente, até porque há de se considerar fatores como cores das paredes, intenção do ambiente, tipo de mobília e outros.

A Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa, pesando nisso, decidiu dar uma ajuda e trazer algumas dicas, questões práticas e mesmo apontar alguns erros de escolha da iluminação.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Tipos de lâmpadas para iluminação de ambientes

Lâmpadas incandescentes: O tipo mais comum de lâmpada, e também o mais gastador – consome mais energia que as outras.

Lâmpadas fluorescentes: É um tipo de luz branca e a mais econômica entre todas.

Lâmpadas halógenas: Esta é uma variação da lâmpada incandescente, bastante utilizada em spots embutidos no teto.

Lâmpadas LED: Econômica, chega economizar até 80% mais que as convencionais, um pouco mais cara, mas um investimento certo.

Sugestões de iluminação para cada cômodo

Sugestões de iluminação para cada cômodo

A iluminação de ambientes externos também é importante

  • Cozinha: Para a cozinha, a iluminação mais adequada é a fluorescente, uma vez que se trata de um local de trabalho e precisa ser muito bem iluminado e essa iluminação é bem mais eficiente em termos de fluxo luminoso, bem como mais econômica.

  • Sala de estar: A recomendação aqui é uma iluminação indireta, principalmente para leituras. A luz pode vir de sancas de gesso onde se embute lâmpadas fluorescentes, de luz amarela, pois proporcionam um ar mais natural.

  • Quartos: Consegue-se um ar bem aconchegante com arandelas nas paredes, que podem até substituir os abajures, principalmente em locais que têm pouco espaço.

  • Banheiros: No banheiro há dois aspectos que devem ser considerados: a luz geral e a iluminação localizada – para a geral pode-se utilizar lâmpadas fluorescentes e para a localizada, o ideal são as lâmpadas incandescente, pois esse tipo de lâmpada é o que menos distorce cores.

  • Sala de TV ou home theater: Recomenda-se neste caso uma iluminação indireta, destacando a televisão ou a tela de projeção, com iluminação atrás delas.

Iluminação de ambientes: A cozinha

3 erros mais comuns em iluminação de ambientes

  • Colocar lâmpadas halógenas nos espelhos dos banheiros, porque elas esquentam muito e são mais apropriadas para iluminar objetos e não pessoas.

  • Lâmpadas fluorescentes juntas com sensores de presença, elas duram bastante, mas se são acionadas poucas vezes, quando desligadas e ligadas a todo momento, isso faz com que aumente o consumo de energia. As lâmpadas fluorescentes devem ser acesas e ficarem assim por pelo menos 2 horas.

  • Centralizar luminárias no teto, pois dessa forma a luz cria sombras nos locais. Para trabalhar, procure ter uma luminária de apoio, que garanta uma boa visibilidade.

Precisando refazer a parte de iluminação da sua casa ou começando o seu projeto da casa nova? Precisando de informações sobre tipos de lâmpadas? Está na hora de comprar os materiais de iluminação do seu projeto? A loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista está esperando a sua visita.

Publieditorial