A iluminação é parte essencial e importante de uma residência e com o passar dos anos foi perdendo o caráter de apenas “necessária” para ganhar espaço também como parte decorativa. Dessa vez vamos abordar as lâmpadas halógenas, muito utilizadas em decoração.

Atualmente os profissionais da área de design, arquitetura e de decoração elaboram projetos de iluminação, que contempla tanto a disposição de lâmpadas e luminárias quanto os tipos de lâmpadas que podem ou devem ser utilizadas e as lâmpadas halógenas (também chamadas de halogenadas) são muito utilizadas por esses profissionais, principalmente para criar ambientes diferentes que exigem pontos de iluminação mais intensos.

Um dos tipos de lâmpadas bastante utilizadas são as halógenas. Essas lâmpadas são um tipo de lâmpada incandescente, só que mais eficiente por ter em seu bulbo elementos halógenos como bromo ou iodo, que as torna mais eficientes e mais econômicas, além delas não escurecerem e terem uma maior durabilidade. Estima-se que as lâmpadas halógenas durem 2000 horas, podendo chegar até 5000 horas – comparadas com a incandescentes comuns nota-se a grande diferença, já que essas têm uma vida útil de 1 ano ou 1000 horas.

Lâmpadas halógenas - o que são e qual o seu uso?

As halógenas são bastante usadas em projetos de decoração, pois proporcionam uma luz focada e direcionada, permitindo dessa forma que um objeto ou um espaço específico seja valorizado. Existem  3 tipos de halógenas: a dicroica, a PAR e a AR.

Tipos de lâmpadas halógenas e suas características

Dicroicas: este tipo é recomendado para exposição de objetos, como quadros, por exemplo. Há vários tipos de dicroicas, e todos indicados principalmente para os projetos de interiores. Elas possuem graus diferentes de abertura – isso que dá os diferentes efeitos. Algumas de suas angulações são 10, 38 e 60 graus. As dicroicas de 10 graus são usadas para marcar uma parede que tenha textura, pedras ou outro revestimento, assim como uma parede lisa onde se queira marcar apenas com um pequeno facho de luz. Para quadros, as de 60 graus são indicadas, pois ela tem luz de destaque.

Lugares que precisam de lua fria, como  joalherias, lojas de vidro ou de cerâmica e galerias de arte, devem usar a dicroica Cool-Blue. Já a dicroica ALU é indicada para locais com forro de gesso limitado, pois assim o calor vai somente para baixo. É a lâmpada ideal também para spots abertos nos quais a lâmpada fica aparente.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

PAR: as lâmpadas Halopar criam uma iluminação difusa, agradável e forte. Alguns modelos desse tipo têm uma capa protetora que impede a entrada de sujeiras, o que faz com que ela tenha uma vida útil maior. Essa mesma capa também reduz o ofuscamento quando se olha diretamente para a lâmpada. Para uso em iluminação dirigida e de destaque. Sçao bastante utilizadas em iluminações de jardins. Têm uma das melhores qualidade de luz, por isso são indicadas para banheiros e para dar destaque a produtos em lojas.

AR: Seu uso é principalmente decorativo. É uma lâmpada que não causa ofuscamento e podem iluminar desde uma pequena área até áreas maiores, criando uma luz geral, conforme o ângulo de cada uma. Existem três modelos de halógenas AR: AR 48, AR 70 e AR 111, com ângulos de 4º a 24º.

Precisando saber mais sobre iluminação e sobre lâmpadas halógenas, bem como para conhecer os produtos, faça uma visita à loja Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa, que conta com uma equipe especializada em dar total apoio ao cliente, informando e dando dicas sobre materiais elétricos. Confira os produtos de qualidade que a loja tem a oferecer, bem como as ótimas condições de pagamento para suas compras.

Publieditorial