Quer divulgar sua marca? Chamar atenção no mercado? Vender produtos? Perfeito, mas o que o marketing promocional tem de melhor é o engajamento com os clientes. A fidelização dos clientes já existentes e a conquista de prospects.

Atenção, não adianta fazer qualquer coisa ou sair por aí distribuindo um brinde qualquer se não é isso o que seu cliente quer, gosta e que irá conquistá-lo. Como apresentei no artigo: Brindes publicitários para marcas que querem presença, é preciso analisar o seu público e ter bem claro qual o seu objetivo com aquela ação. Vamos a alguns exemplos.

5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes

Distribuição de prêmios e brindes

Vamos começar por este exemplo porque já foi iniciado no artigo citado acima e adicionar uma parte bastante importante e com foco no seu objetivo. Se você quer apenas divulgar sua marca e que as pessoas fiquem com o nome dela na cabeça, procure por brindes utilitários de acordo com a rotina do seu público.

Por exemplo, para pessoas que trabalham com computador, pode ser um mouse pad, bloquinhos de recados ou lembretes, canetas, agendas e outros. Para pessoas que trabalham na rua, como vendedores externos ou esportistas, garrafinhas de água são sempre ótimas opções. Para mulheres e, principalmente, mães, tente toalhinhas de mão, espelhos de bolsa, nécessaires, estojos de utilidades, cosméticos e maquiagem… Enfim, as opções são muitas, mas é importante estar de acordo com seu público.

Agora, se você quer vender um produto, a melhor opção é sempre a amostra grátis. Provar o produto e ver o resultado ou o grau de satisfação do cliente é o que vai determinar a experiência que o cliente tem com a marca e, se for positiva, ninguém pode tirar isso de você.

Degustação de produtos

Se o seu produto é alimentício, promova degustações, de preferência na entrada do seu comércio onde as pessoas que estão passando na rua podem ver. A degustação no interior da loja fica pouco visível e pode tumultuar a circulação de outras pessoas que não estão interessadas.

Promova uma boa experiência ao seu consumidor, se a pessoa quiser mais de uma prova, dê a ela. Não ofereça um pedaço muito pequeno que nem seja possível saborear, seja generoso. Lembre-se, promova sempre uma boa experiência do seu cliente com a sua marca ou produto.

Explore as parcerias com outras marcas e empresas. Mesmo os pequenos parceiros podem se tornar grandes oportunidades, basta que o produto oferecido seja bom e a ação um sucesso.

Blitz e abordagens

É uma excelente forma de chegar ao seu cliente, mas seja moderado, não invada a privacidade de quem não está interessado. É importante que os agentes da ação sejam bem treinados para não serem abusivos, sejam bastante simpáticos e conheçam sua marca e seus produtos ou serviços.

O interessante é que nesta abordagem de marketing promocional sejam entregues folders, flyers ou outro tipo de material que fale sobre sua empresa. No verão, a entrega de leques com informações promocionais é bem interessante.

Programas de incentivos

Já devem ter visto as agências de viagens que oferecem programas de milhas ou e-commerces com pontuação por compra. Enfim, os programas de incentivo são ações bastante usadas no marketing digital e promocional, mas você também pode aproveitar essas ações no seu estabelecimento local.

Essas ações são ótimas para fidelizar clientes. Pizzarias e restaurantes costumam utilizar muito, o cliente ganha uma cartela e a cada consumo ganha um adesivo ou carimbo na cartela, completando tem direito a uma refeição de graça.

Eventos

Os eventos podem ser de diversas formas, de acordo com o seu negócio e, principalmente, seu orçamento. Você pode ser parceiro ou patrocinador num evento que já vai acontecer na sua região ou pode fazer uma ação na porta do seu estabelecimento.

Colocar palhaços ou animadores, distribuir pipoca, algodão-doce, colocar um cantor… Tudo é válido quando você quer chamar a atenção de novos clientes para o seu negócio. O importante é sempre aliar essas ações de evento com algo mais, como a distribuição de brindes, degustações, promoções ou lançamentos.

As opções de marketing promocional são muitas e todas são válidas. O importante é manter o seu negócio ativo, sempre em movimento, promovendo ações e cativando o interesse e atenção do público. Lembre-se sempre, que boas experiências e ações de fidelização são suas principais aliadas para garantir um sucesso contínuo.

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Anunciar no central da lapa