Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa
Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa2016-10-24T18:31:10+00:00

Desde o dia 13/02/16 a Globo passou a divulgar o primeiro teaser da novela Velho Chico, meio que sem compromisso, para criar apenas a expectativa de uma novela que trará um romance, ou melhor, o novo romance das nove.

O protagonista desse vídeo é o cantor e compositor Xangai, que inclusive fará sua estréia na novela. Pela data de lançamento desse vídeo, é provável que a estréia da novela seja um mês depois, ou seja, dia 14/03/16.

Data de Atualização:

17/02/2016

Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa

Maria Fernanda Cândido foi uma das atrizes que fizeram parte das idas e vindas do elenco. Ela está fora…

A Novela Velho Chico, de autoria de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Rui Barbosa e direção de Luiz Fernando Carvalho, já tem previsão para ir ao ar em meados de março de 2016, provavelmente em 14/03/2016, ocupando o horário das 21 horas, e terá gravações em São Francisco do Conde, Paulo Afonso, Salvador, e outras cidades da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Sinopse da Novela Velho Chico

A novela será ambientada na cidade fictícia de Grotas, vizinha à cidade de Bom Jesus da Lapa, e se dividirá em três fases, tendo como principal tema a transposição do Rio São Francisco e um romance proibido envolvendo famílias rivais.

A primeira fase da Novela Velho Chico se dá na década de 70, quando a Usina Hidrelétrica de Sobradinho é construída e desapropria muitos moradores das cidades do entorno dessa obra. Quem poderia fazer algo contra a construção da usina, é o Jacinto (Tarcísio Meira), um coronel que comanda Grotas, nada fez pois seria o maior beneficiado, lucrando com a construção em suas terras.

A segunda fase da Novela Velho Chico se passa no final da década de 80. O Coronel Jacinto entra com conflito com o próprio filho, Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro), pois este tem ideais contrários aos do pai. É justamente nesta fase da novela que se dá a sucessão do pai (o coronel Jacinto) pelo seu filho, este passando a cuidar dos negócios do pai, em razão da idade avançada. Afrânio (Rodrigo Santoro) casa-se com Iolanda (Carol Castro). Dessa relação nasce Raul (Pablo Morais) e Maria Tereza (Júlia Dalavia). Maria Tereza se apaixona por Santo (Renato Góes), irmão de Bento (Irandhir Santos). Santo é filho de um inimigo de seu pai, que é justamente a família que agita as manifestações em prol do Velho Chico, configurando, portanto, um romance proibido, pois ambas as famílias são contra o relacionamento dos dois.

Já a terceira fase da Novela Velho Chico se passa nos dias atuais, com Afrânio (Antônio Fagundes), corrompendo-se pela política (afinal se transformou no maior apoiador da transposição do Rio São Francisco) e entrando em conflito com seus dois filhos, Raul (Marcos Palmeira) e Maria Tereza (Camila Pitanga). Afrânio e Iolanda (Christiane Torloni) tem em Raul um grande problema, pois ele é universitário, estudado, e tem ideais bem diferentes do pai, sendo contra a transposição do Rio São Francisco, defendendo causas ambientais. Maria Tereza, acabou casando-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), e dessa relação nasceu o jovem Miguel (Gabriel Leone). Santo, por sua vez, nunca aceitou o fim da relacionamento com Maria Tereza e não vai desistir de seduzi-la, mesmo casada com Carlos Eduardo. Santo será o vilão da Novela.

Na fala da autora, Edmara Barbosa:

“Uma família de latifundiários que lida com suas terras e com o rio da maneira tradicional, e outra que se opõe a esse modo de lidar com a terra e com a água, que busca, contra a vontade do coronel, encontrar o equilíbrio entre o homem, a natureza e a forma de produção. Os filhos dessas duas famílias se apaixonam, desencadeando uma verdadeira guerra entre as duas famílias rivais.”

Em entrevista à NTV, a autora falou da complexidade da Novela e da importância da cultura do povo ribeirinho ser bem retratada:

“Cada lugar que ele passa tem uma história, uma cultura diferente. Daí nosso trabalho de pesquisa ser extenso. Queremos apresentá-lo aos brasileiros, falar de sua importância e fazer o rio navegar dentro do telespectador”.

A Globo está com uma novidade para esta novela: Reduzir as invencionices e se aproximar o máximo possível de “Rei do Gado”. O diretor da Novela, Luiz Fernando Carvalho, foi orientado a não ousar tanto como em “Hoje é Dia de Maria” e “Meu Pedacinho de Chão”.

Não deixe de ler nossa matéria especial sobre os personagens da Novela Velho Chico e saber um pouco mais sobre o enredo.

Evolução da Novela Velho Chico (Altos e Baixos)

Desde quando fizemos nossa primeira matéria sobre a Novela Velho Chico, que bombou na internet, chamando a atenção inclusive da própria autora Edmara Barbosa, muita coisa mudou. A começar pela data e horário da novela que estava previsto para ser televisionada às 18h em setembro de 2016, mas por causa das eleições de 2016, a Novela Sagrada Família, que estrearia em janeiro/março de 2016 teve que ser adiada, passando a Novela Velho Chico para a grade da próxima novela das 21h, a ser estreada em meados de março de 2016, esticando a novela “A Regra do Jogo” em mais alguns capítulos.

Com essa antecipação, muitos atores cogitados já não podiam mais atuar na novela, pois muitos estão atuando em outras novelas, não conseguindo, portanto, conciliar com a nova data, como foi o caso do ator Arthur Aguiar, Maria Flor, além de outros.

Neste meio tempo, entre a aprovação da Sinopse da Novela pela Globo, atores como Eriberto Leão e a Vanessa Giácomo, anteriormente cogitados para a Novela Velho Chico, foram chamados para atuar em outras novelas, a Vanessa pela novela “A Regra do Jogo”, e o Eriberto para a próxima novela das 18h da Globo, que será “Candinho”, de Walcyr Carrasco.

As cidades Bom Jesus da Lapa, Paratinga e cidades próximas, ao contrário do que se previa, foram descartadas como cenários da novela, o que foi um choque para o povo da região que aguardava ansiosamente pelo início das gravações, o que movimentaria o turismo local.

Recomendamos a leitura da no primeira matéria sobre a Novela Velho Chico para entender melhor quanta coisa mudou. Para ler a matéria, clique aqui.

Elenco da Novela Chico

O elenco da novela, depois de tantas reviravoltas, está totalmente escalado: Ana Raysa, Antônio Fagundes, Barbara Reis, Betran Duarte, Camila Pitanga, Carla Fabiana, Carlos Betão, Carlos Betão, Carol Castro, Chico de Assis, Chico Diaz, Christiane Torloni, Cristiane Ferreira, Cyria Coentro, Dadá Venceslau, Davi Caetano, Denise Correia, Dira Paes, Diyo Coêlho, Domingos Montagner, Eugenio Etore, Evana Jeyssan, Fabíula Nascimento, Fernando Teixeira, Francisco Carvalho, Gabriel Leone, Gerônimo Santana, Gesio Amadeo, Giullia Buscacio, Irandhir Santos, Isabella Aguiar, Ivann Gomes, José Dumont, Julia Dalavia, Julio Machado, Larissa Góes, Lee Taylor, Leopoldo Pacheco, Lucas Veloso, Lucca Fontura, Lucy Alves, Maciel Melo, Marcélia Cartaxo, Marcelo Serrado, Marcos Palmeira, Mariene de Castro, Marina Nery, Pablo Morais, Rafael Vitti, Ravi Lacerda, Renato Góes, Rodrigo Lombardi, Rodrigo Santoro, Rogerinho Costa, Selma Egrei, Suely Bispo, Tarcísio Meira, Thassia Cavalcanti, Umberto Magnani, Verônica Cavalcanti, Vitor Aleixo, Xangai, Zezita Matos, além de outros.

A Globo buscou novos talentos para a Novela Velho Chico

Houve uma corrida há pouco tempo atrás para a Globo contratar novos talentos para fechar o elenco principal da novela, mas também, especialmente, definir os que vão representar o povo ribeirinho, artistas, enfim, os que irão representar a cultura complexa que envolve toda a extensão do rio São Francisco. Enquanto procuravam pelos locais de gravação, a produção da novela buscou novos talentos…

O produtor de elenco responsável por essa seleção de perfis nordestinos é o Luiz Antônio Rocha que, em uma publicação em seu perfil, disponibilizou as informações necessários para os interessados se inscrever para participar da novela. Quer saber quais eram os perfis que o produtor procurava? Veja nossa matéria sobre o processo de inscrição “Abertas as inscrições para o elenco da novela Velho Chico“.

Sobre o assunto, o próprio diretor da novela, Luiz Fernando Carvalho afirmou:

“Conheço bem a região do São Francisco, que atravessa tantos estados e por isso é chamado de rio da integração nacional. Então, no meu modo de sentir, a busca por novos talentos em toda esta região é inevitável”.

O personagem de Antônio Fagundes na Novela Velho Chico

Para entender melhor o personagem de Antônio Fagundes, que ganhará destaque na segunda fase da novela, é necessário falar sobre a primeira fase. A novela tem início na década de 70 quando um coronel autoriza a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, inundando as cidades vizinhas e desapropriando os ribeirinhos que moravam na região. Tal ação provocou revolta nesse povo contra o coronel que mantém interesses político e comercial na região.

O personagem de Antônio Fagundes é o filho e sucessor deste coronel. Na segunda fase da novela, o filho do coronel (Antônio Fagundes) entra em conflito com este, por defender ideais opostos aos do pai. Após suceder o pai, passando a tomar contar dos negócios, o filho terá seus ideais, anteriormente benéficos à cidade, corrompidos pela política, tomando decisões contrárias à vontade da população. A segunda fase encerra com a população contra o personagem vivido por Antônio Fagundes.

Na terceira fase da novela o sucessor do coronel passa a entrar em conflito com seu casal de filhos, o rapaz por defender causas ambientais, como a não transposição do Rio São Francisco, e a moça por ter engatado um romance com filho de seu rival, um capataz. Ele ficaria contra o romance porque além do rapaz ser pobre, a família deste lhe declarou inimizade por causa da transposição do Rio São Francisco.

O personagem de Camila Pitanga na Novela Velho Chico

A atriz vai interpretar a filha do personagem Antônio Fagundes. Ela se apaixonará pelo filho do capataz que trabalha para o seu pai. O romance será proibido tanto pelas diferenças entre classes sociais quanto pelo fato do capataz ter declarar inimizade ao seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco, uma vez que o capataz, pai de seu namorado, lidera protestos em defesa da sustentabilidade, preocupando-se com a sobrevivência dos ribeirinhos que vivem na região.

Para saber mais sobre os personagens vividos por outros autores, clique aqui e leia nossa matéria especial.

As gravações de cenas da Novela Velho Chico estão a todo vapor

Os técnicos da Globo já concluíram a fase de busca de locais de gravação, e as gravações de cenas já começaram na primeira semana de janeiro de 2016. As cidades bases para as gravações são São Francisco do Conde, Paulo Afonso, Salvador, Juazeiro, dentre outras, podendo inclusive surgir novos talentos dessas cidades para o elenco da Novela, principalmente paras as gravações de cenas externas.

Como a novela previa inicialmente 155 capítulos, por tratar-se de novela das 18h, os autores tiveram que reescrever os primeiros capítulos que já haviam sido feitos, bem como esticar a história para aproximadamente 180 capítulos, ou o necessário até findar as eleições 2016, motivo pelo qual a Novela Sagrada Família foi adiada.

A Globo trabalhou nos seus estúdios para montar uma réplica de parte do Rio São Francisco, embora não se sabe ainda que parte foi essa. Tal proeza já foi realizada na época das gravações de Além do Horizonte, quando tiveram que replicar uma parte do Rio Amazonas e deu certo. Serão replicados também cenários referentes às cidades ribeirinhas, dentro do PROJAC.

Em entrevista à NTV, a autora se mostrou feliz com a mudança das 18h para às 21h:

“Acredito que foi uma mudança positiva. É uma história densa. Fala de brigas de família, mortes. Se ela fosse ao ar às seis, teríamos de aliviar um pouco a mão. Também acredito que o fato de a segunda reprise de O Rei do Gado ter feito tanto sucesso tenha pesado na decisão”.

O cantor Caetano Veloso foi o escolhido para cantar o tema de abertura da novela. A canção será original, ainda sem nome definido, mas o cantor já se apresentou no estúdio para gravação e pode já ter concluído esse trabalho.

Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa

Em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela, mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.

Mas depois de tanta espera finalmente poderia acontecer esse marco histórico: uma novela em Bom Jesus da Lapa, Capital Baiana da Fé. Em março de 2015 os autores estiveram em Bom Jesus da Lapa participando de uma reunião na Câmara Consultiva do Médio São Francisco (CBHSF), para mostrar a sinopse da novela às pessoas ali presentes e colher informações.

Os autores, Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, estiveram no Projeto Formoso, um lugar bem propício a cenas rurais, por tratar-se de uma dos maiores produtores de banana do continente americano, e colheram muitas informações históricas dos moradores mais velhos, afinal, das três fases da novela, duas se passam em décadas de 70 e 80.

“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia, moradora do Projeto Formoso.

Porém, por questões de logística, Bom Jesus da Lapa e Paratinga foram descartadas como cenário da Novela Velho Chico, ficando a cidade de São Francisco do Conde a principal base de gravações. É possível que Bom Jesus da Lapa e Paratinga apareçam na novela tão somente a título documental.

Enquanto isso, em São Francisco do Conde na Bahia…

Em São Francisco do Conde, que será a cidade base para as gravações da novela, o clima é de alegria. Afinal, a novela alavancou o turismo local, atraindo muitos curiosos para tentar acompanhar o processo de gravação das novelas.

Muitos empregos foram gerados para a parte de apoio da novela, inclusive figurantes, o que de certa forma impulsionará a economia local. As gravações por lá deverá terminar apenas em outubro ou novembro, ou seja, quase um ano de geração de renda ocasionada pelo turismo e geração de empregos, além dos efeitos saudáveis que essa novela trará mesmo após ter sido concluída. A Globo já restaurou várias imóveis históricos.

Últimas da Novela

  • Bom Jesus da Lapa fora da novela Velho Chico
  • Personagens da Novela Velho Chico
  • Tarcísio Meira Novela Velho Chico
  • Elenco da primeira fase de Velho Chico
  • Tarcísio Meira na Novela Velho Chico
  • Rodrigo Santoro na Novela Velho Chico
  • Logo da Novela Velho Chico
  • Rodrigo Santoro no Elenco de Velho Chico?
  • Abertas as inscrições para o elenco da novela Velho Chico
  • Edmara Barbosa fala sobre as dificuldades da Novela Velho Chico